
Os imóveis no litoral brasileiro estão no radar dos investidores estrangeiros. Argentinos, portugueses, alemães e norte-americanos são os principais clientes hoje do mercado imobiliário nacional. Em 2024, pelo menos 5 mil unidades vendidas foram a clientes de outros países.
Mas esse mercado deve ganhar maior escala com a tecnologia de tokenização dos imóveis. A projeção foi feita pelo CEO do Grupo Estrutura, Marconi Bartholi, durante o Blockchain Real Estate Summit 2025, realizado nesta sexta-feira (6), em São Paulo.
Segundo ele, a burocracia ainda é uma entrada que impede maior liquidez para esse público de investidor no Brasil, seja ele atraído pelas belezas naturais ou pelo desejo de um investimento favorecido pelo câmbio. “A tokenização reduz a burocracia. Vai ser como fazer um pix na compra do imóvel: sem CPF estrangeiro ou análise jurídica, com custo reduzido e eliminando o presencial”, explica.
Marconi defende também um movimento nacional neste sentido, com o apoio de órgãos governamentais ou da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “Atraindo esse público, nós vamos movimentar a economia, gerando emprego e renda local”, estima.
A tokenização de imóveis, prática que começa a ganhar tração no Brasil, permite fracionar os imóveis em ativos digitais, ampliando as possibilidades de investimento e compra, inclusive por pessoas com diferentes faixas de renda. Tudo isso graças à tecnologia do blockchain, que registra todo o histórico das transações, garantindo a segurança e transparência das operações. “Essa inovação vai democratizar o acesso ao mercado imobiliário, do pequeno ao grande investidor, além de tornar o setor mais dinâmico, com maior liquidez”, conclui o CEO.
Marconi Bartholi é CEO do Grupo Estrutura, incorporadora com sede em Joinville (SC), com 45 anos de atuação no mercado imobiliário e que se consolidou no setor com imóveis de alto padrão em Santa Catarina, com mais de 1 milhão de metros quadrados construídos.
- Com mais de 3 mil oportunidades de negócio, Construsummit 2025 se consolida como o principal evento de gestão e tecnologia da construção civil
- Branded Residences: nova tendência do mercado imobiliário de luxo levou incorporadoras brasileiras ao estúdio Pininfarina, na Itália
- Novolar abre vendas do Reserva Laguna em Indaiatuba e vende mais de R$ 58 milhões em 48 horas
- Vita Urbana inicia pré lançamento Nurban Rua das Palmeiras com galeria de arte integrada ao projeto
- EZ Parque da Cidade, da Eztec, é reconhecido como Silver Winner no World Prix d’Excellence, principal prêmio do setor imobiliário do planeta