CAIXA apresenta resultado histórico no crédito imobiliário no 1º trimestre de 2022

A CAIXA anuncia resultado histórico no crédito imobiliário no 1º trimestre de 2022. As contratações com recursos da poupança (SBPE) somadas às do Programa Casa Verde e Amarela (PCVA), com recursos do FGTS, totalizaram, de janeiro a março de 2022, R$ 34,4 bilhões, representando um aumento de 17,8% em relação ao mesmo período de 2021. Se comparado ao primeiro trimestre de 2018, o crescimento é de 92,7%.

Somente as contratações com recursos da poupança (SBPE), no primeiro trimestre de 2022, totalizaram R$ 21,4 bilhões. O crescimento foi de 31,2% em relação ao primeiro trimestre de 2021 e chegou a 817,4% se comparado com o mesmo período em 2018.

Nas duas modalidades, no primeiro trimestre do ano, mais de 546 mil pessoas realizaram o sonho de ter a casa própria. Foram mais de 136 mil unidades financiadas no período.

Os dados foram divulgados pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, durante transmissão ao vivo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) nesta quinta-feira (28/04).

Novidades no financiamento imobiliário:

A CAIXA também anunciou novidades no financiamento imobiliário. Nas novas contratações de crédito imobiliário para pessoa física, com recursos SBPE, os clientes contam agora com período de carência de até 6 meses no financiamento de imóveis novos e usados. O novo prazo é válido em três opções de linhas de financiamento imobiliário do banco: TR, Poupança CAIXA e Taxa Fixa.

Haverá também a abertura da linha de financiamento para aquisição, construção ou reforma de imóveis comerciais, modalidade destinada às empresas. A partir de segunda-feira (02/05), já estará disponível a contratação para clientes pessoa jurídica, com taxas a partir de TR + 3,15% a.a, somadas à remuneração da poupança. O prazo é de até 180 meses.

O banco também divulga aprorrogação da taxa promocional das contratações da modalidade Poupança CAIXA, com recursos SBPE, para pessoa jurídica. Até 30 de junho, é possível aproveitar a taxa reduzida de 3,00% a.a, somada à remuneração da poupança. A queda é de 0,32 ponto percentual.

Lançamento do Novo Plano Empresário CAIXA (PEC):

A CAIXA lança o Novo Plano Empresário CAIXA (PEC), que amplia, a partir de 18 de maio, asestratégias para o setor. A liberação de recursos será mais simples, com redução de 50% dos documentos exigidos.

Diversas melhorias serão implementadas e vão contribuir com a experiência do cliente tais como: agilidade na liberação das parcelas, simplificação da comprovação da comercialização das unidades e dos recebíveis imobiliários, aumento do percentual máximo de permuta do terreno de 20% para 35% e simplificação dos processos pós-contratação.

O novo PEC é mais uma alternativa para financiamento de projetos às incorporadoras, complementando o portifólio de produtos e serviços destinados ao setor da construção civil.

Operações de Habitação Popular:

Também em maio, a CAIXA expande a linha Apoio à Produção para pessoa jurídica, passando a financiar empreendimentos com doação de terreno pelo Ente Público. A modalidade contemplará as doações de terreno feitas por meio de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), o que permite mais produção imobiliária por meio de parcerias com Estados e Municípios.

Prorrogação de medidas até dezembro:

A CAIXA prorrogou todas as medidas de apoio às empresas, adotadas em 2020 e 2021 por conta da pandemia, para até dezembro deste ano. Entre as principais ações estão a antecipação de recursos para novos empreendimentos, prazo de carência para início das obras, possibilidade de prorrogação de cronograma, entre outras.