Ademi-PE cria comitê voltado para loteamentos

Condomínio Reserva de Aldeia na Região Metropolitana do Recife

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) criou um novo comitê para debater as demandas do mercado de loteamentos e condomínio de lotes no Estado, atraindo novas empresas e ampliando a atuação da Associação. O Loteia-PE terá como objetivos fomentar a troca de experiências, aproximar-se de entidades e órgãos públicos ligados ao tema e elaborar uma pauta voltada para as empresas imobiliárias e de construção civil que atuam nesse segmento.

Além da integração do setor, estão, entre as propostas do plano de ação do comitê Loteia PE o desenvolvimento de missões técnicas, a realização de eventos setoriais, compras em conjunto, a realização de um feirão imobiliário com foco em loteamentos, a realização de pesquisas de mercado, entre outras. Estão previstas reuniões técnicas periódicas para a organização e execução do plano de ação.

“Enxergamos a possibilidade de crescermos como um grupo forte e representativo que irá atuar em todo o Estado. De forma organizada, traremos benefícios para os associados que trabalham com loteamentos e para a sociedade, que adquire um imóvel de forma mais segura e com qualidade”, afirma o presidente da Ademi-PE, Rafael Simões.

Rafael Simões presidente da Ademi PE Foto Armando ArtoniDivulgação

“O loteamento é, em muitos casos, a primeira forma de aquisição de um imóvel das classes sociais com menor poder aquisitivo. Outro mercado promissor é das famílias que buscam moradias mais exclusivas ou em locais mais tranquilos e afastados dos centros urbanos, em condomínios de loteamentos. Hoje temos uma tendência grande de interiorização desses empreendimentos, onde esses espaços são vistos como uma ferramenta de urbanização de muitas cidades do Agreste e Sertão”, acrescenta o gestor do Comitê Loteia-PE, Eduardo Gonçalves.

A Região Metropolitana do Recife tem hoje 23 loteamentos, com total de 18,2 mil unidades lançadas. O preço médio é de R$ 617,55 por metro quadrado. O tamanho médio do lote é de 481 metros quadrados. A cidade com maior número de loteamentos é Camaragibe, seguida por São Lourenço, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão. Os dados são da pesquisa de mercado da BCB Inteligência.