A casa própria: um sonho que transforma realidades

Por Ricardo Gontijo, CEO do Grupo Direcional
 

Pesquisas mostram que um dos maiores sonhos do brasileiro é a aquisição da casa própria. No Grupo Direcional, há mais de 40 anos, temos nos dedicado intensamente à realização deste sonho. Sabemos que nossos empreendimentos representam o primeiro imóvel dos nossos clientes, na maior parte das vezes. Ao possibilitarmos que milhares de brasileiros acessem, alguns pela primeira vez, uma habitação com saneamento básico, segurança e proximidade a serviços públicos, entendemos que nosso propósito se concretiza: transformamos vidas e construímos um futuro melhor. Condições adequadas de moradia geram menos problemas de saúde, menos abstenções em escolas e postos de trabalho e mais qualidade de vida, estabilidade e segurança. Ter um endereço formal traz dignidade e inserção social às pessoas que antes viviam na informalidade, permite matrícula de crianças em escolas próximas e acesso a serviços de saúde. A conquista da moradia digna é, de fato, um investimento no futuro.
 

Um dos grandes impulsionadores desse processo é o programa Minha Casa, Minha Vida, que, ao atender famílias mais vulneráveis, movimenta a economia, gera empregos e favorece a mobilidade social. Em mais de 15 anos, o programa se tornou mais acessível. Em 2014, o imóvel no programa custava o equivalente a cerca de 143 salários mínimos. Hoje, custa, em média, 121. Atualmente, com menos de 1,5 salários mínimos de renda, famílias já se tornam aptas para a contratação do financiamento, o que representa a inclusão de milhões de brasileiros. Assim, a aquisição do imóvel se torna ponto de partida para a construção de patrimônio, transformando gastos com aluguel em investimento. Por tudo isso, a relevância do MCMV é inegável e sua manutenção, essencial para a transformação social de longo prazo do nosso país.
 

Para além do nosso negócio, na Direcional, estamos atentos às oportunidades de transformar obrigações e contrapartidas em ações de impacto, como a construção de equipamentos públicos que beneficiam moradores e comunidades do entorno dos empreendimentos. Assim, fortalecemos o pilar “S” (social) do ESG, reforçando nosso compromisso em gerar valor compartilhado e contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Todos os dias, com nossos atos, decisões e trabalho, reafirmamos nosso compromisso com um Brasil melhor. Transformamos sonhos em moradia digna e, mais do que lares, construímos alicerces para uma sociedade mais justa e inclusiva. Trabalhamos para que o futuro que nosso povo merece seja, o quanto antes, o nosso presente.