Quando falamos em tecnologias sustentáveis, é comum pensarmos em energia solar – uma fonte de energia renovável que vem ganhando espaço em residências devido a suas inúmeras vantagens.
“A instalação de painéis solares em residências traz uma série de vantagens significativas, entre elas, economia de energia. Além disso, são apostas inteligentes e que não têm um custo tão alto na hora de construir”, explica João Lobato, arquiteto e urbanista da GrowT, startup focada em projetos e engenharia.
Mas, afinal, quais são as vantagens de apostar na energia solar para a sua casa?
Independência
Quando você opta por um sistema de energia solar, você reduz ou até mesmo elimina sua dependência da rede elétrica. “Isso significa que você não depende mais da rede elétrica convencional, ou seja, não terá problemas com interrupções frequentes, que afetam tantas pessoas”, explica o profissional.
Economia
A vantagem da independência ainda ajuda a reduzir sua conta de eletricidade ao longo do tempo. “Essa economia pode, até mesmo, compensar o valor gasto para a construção dos painéis solares”, comenta o arquiteto.
Sustentabilidade
A energia solar não emite gases de efeito estufa nem poluentes atmosféricos, ou seja, não impactam no meio ambiente. Isso significa que, além de inúmeras vantagens, você estará contribuindo com a sustentabilidade.
“Hoje em dia, muitas pessoas estão optando pela sustentabilidade na hora de construir, não apenas com energia solar, mas também com iluminação LED, cisterna, telhado verde, entre outros”, opina João.
Valorização
Outro ponto a se considerar na hora de optar pela energia solar é a valorização do imóvel, já que a sustentabilidade está em alta e a tendência é que continue neste caminho. De acordo com João, muitas pessoas hoje buscam imóveis sustentáveis. “Isso pode ser muito atrativo no mercado imobiliário no momento da venda do local”.
Baixa manutenção
Que tal deixar de lado as dores de cabeça causadas pelas recorrentes manutenções? A vida útil do sistema de energia solar é de, aproximadamente 30 anos, além da garantia de alguns fabricantes. “Isso significa eletricidade confiável por muito tempo e com pouca necessidade de reparos significativos”, finaliza.