A Container Box apresenta o MODULAB®, solução de sistema modular construtivo para diversos projetos arquitetônicos, inclusive para indústrias que precisam seguir normas rígidas de segurança. Este é um sistema construtivo ágil que atende todos os segmentos da indústria farma (humana e animal), entre outros, como biotecnologia, agronegócio e construção civil, que tem seu lançamento oficial ao mercado na maior exposição internacional de tecnologia para a Indústria Farmacêutica.
Destacando-se por ser comprometida com a sustentabilidade e a inovação na construção civil desde sua fundação há 12 anos, a Container Box atua em um cenário de construção em massa de projetos descarbonizados ao reaproveitar estruturas de contêineres marítimos utilizando técnicas mistas para desenvolver projetos e construções de baixo impacto.
“Com uma visão de futuro e comprometidos com a sustentabilidade, buscamos incansavelmente inovar em todas as áreas do negócio, adotando práticas responsáveis e contribuindo para um mundo melhor, e o MODULAB® é uma resposta aos desafios atuais, com menor tempo de construção e de custo e maior flexibilidade à indústria”, explica Adriana França, CEO da Container Box.
Este sistema modular construtivo ágil é integrado com HVAC para atender construções de salas limpas, laboratórios, plantas piloto e plantas fabris — um pré-requisito da indústria farmacêutica.
Como funciona o MODULAB® na prática
O sistema construtivo modular ágil pré-fabricado desponta como uma solução inovadora aos ambientes de plantas industriais, funcionando como uma resposta rápida para espaços que exigem flexibilidade em termos de necessidades futuras ou um cronograma de construção restrito e reduzindo em até 70% o tempo da construção tradicional.
“Percebemos que a modularidade é o ponto de partida que permite que empresas de vários setores introduzam ou expandam a tecnologia rapidamente, incluindo as salas limpas modulares pré-fabricadas, que estão se tornando cada vez mais populares em uma ampla gama de indústrias. Rápidas de instalar e fáceis de manter, elas são adequadas para uma variedade de aplicações, desde biotecnologia, setores farmacêuticos, cosméticos, e plantas fabris”, explica Danilo Corbas, diretor de arquitetura da Container Box.
“Nessa união, a arquitetura desenvolvida pela Container Box, baseada no arcabouço de um sistema modular e de seus layouts internos, precisa ter uma sinergia com a qualidade do ar. Essa integração é o que garante a qualidade para a futura qualificação do sistema de HVAC da indústria, para ter produtos de qualidade e que sejam atestados pelo mercado”, afirma Renato Gimenes, Diretor da CACR, empresa parceira do sistema de soluções integradas MODULAB®.
Desta forma, o sistema modular construtivo MODULAB® atende as rigorosas normas técnicas vigentes no menor prazo de construção com excelência e qualidade, garantindo a qualificação e validação dos processos para que a indústria comece a operar o mais rapidamente possível.
Vantagens do sistema MODULAB® para a indústria
É um sistema construtivo pré-fabricado, pronto para uso e de fácil instalação. Por ser flexível, modular e escalável, permite diversas aplicações. Veja os quatro passos de seu desenvolvimento:
Criação de projeto de arquitetura: um programa de projeto bem detalhado é apresentado para o projeto do cliente ser adequado à modulação da Container Box. Após a avaliação do programa, o departamento de arquitetura começa as adequações para adaptação às plantas.
Compatibilização de projetos: com um pré-projeto previamente validado, é possível diminuir drasticamente o tempo de compatibilização dos projetos de elétrica, hidráulica, HVAC, paredes, iluminação, exaustão, entre outros.
Projeto Executivo: essa fase é onde realmente se ganha tempo, já que a modulação permite que essa fase do projeto seja muito ágil.
Produção/Obra: redução de tempo em até 70% em comparação à construção tradicional. Com o sistema construtivo MODULAB®, as empresas ganham em agilidade e versatilidade de produtos inteligentes, projetados para serem facilmente construídos e que ainda permitem projetos de expansões planejadas em etapas ou modificações simples para novas necessidades.
Primeiro projeto MODULAB® com neutralização de Carbono
O Laboratório de Diagnóstico PCR do Instituto Butantan teve as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) reduzidas em 90% somente pela escolha de uma técnica construtiva de baixo impacto.
Ao optar pela arquitetura em contêiner, a edificação de 249 m² teve um resultado inédito se comparado a uma obra de alvenaria tradicional, totalizando uma emissão de 222,09 t/CO2 e associadas a pegada de Carbono atinentes ao processo construtivo. Segundo comparativo feito pela empresa, o mesmo projeto “em alvenaria” poderia ter uma pegada de mais de 2,200 t/CO2.
Mais do que o baixo impacto ao meio ambiente, a arquitetura em contêiner também proporciona uma obra mais rápida. A construção demorou apenas 4 meses e meio para ser finalizado e entregue. “Estimo que, em termos gerais, uma obra em alvenaria nas mesmas proporções demore ao menos o dobro do tempo para ser construída. No caso do Laboratório foi ainda menor: acredito que tenhamos feito em um terço do tempo”, explica Danilo Corbas.
Este case ilustra a jornada da Container Box em busca da sustentabilidade. Em 2020, a empresa começou o seu Inventário Corporativo de Carbono para identificar as atividades mais intensivas em emissões de gases com efeito estufa (GEE), tornando possível a definição de objetivos, otimização de recursos e a implementação de práticas para a redução de suas emissões nas atividades da empresa, bem como nos projetos de seus clientes.
Com isso, 2022 se tornou um ano marcante para a empresa, uma vez que, perante o impacto de seus serviços ao meio ambiente, decide espontaneamente criar a Campanha CO2 ZERO. Dessa forma, além de todas as emissões corporativas passarem a ser neutralizadas, a empresa passa rapidamente para o próximo estágio: calcular e neutralizar 100% das emissões das construções/projetos dos seus clientes. Ou seja, se o cliente deseja um projeto altamente sustentável e CARBONO ZERO a adesão à campanha é automática, pois a empresa atualmente calcula a pegada de todos os seus projetos.
Com isso, a Container Box reforça seu posicionamento de fabricação sustentável com o método proprietário, que é aplicado desde 2012 no Brasil e nos Estados Unidos. “Fazemos mais e melhor com menos ao aplicarmos as metodologias sustentáveis e de baixo impacto para garantir a eficiência, reduzir o consumo de energia, materiais e geração de resíduos e, consequentemente, mitigar a nossa pegada de Carbono para depois zerar por meio da compra de créditos de Carbono no mercado”, complementa Adriana França.
Neste cenário de inovação e sustentabilidade, o MODULAB® fortalece a posição da Container Box ao aumentar a eficiência e a qualidade dos seus projetos na indústria construtiva e apoia na liderança da transição para a construção sustentável, integrando sustentabilidade e inovação tecnológica.