Mercado imobiliário: compra, venda e aluguel online com alta de 402% no Brasil

À medida que os brasileiros continuam a explorar o comércio eletrônico, os varejistas e marcas estão explorando novas maneiras de abordar os consumidores em mais plataformas do que nunca. Nos últimos meses, o mercado imobiliário teve que passar por uma grande mudança de estratégia para atingir os consumidores em suas casas devido ao COVID-19, o aumento dos anúncios em vídeo parece ser estratégico para o setor, segundo dados da Criteo sobre transações online no segmento.

A Criteo, empresa de tecnologia global que fornece a plataforma líder mundial de Commerce Media, analisou dados de transações online no Brasil no primeiro semestre de 2021 e percebeu um pico substancial no mercado imobiliário. Em junho de 2021, o crescimento do consumo online no segmento imobiliário atingiu 402% a mais quando comparado ao mesmo período de 2020. Um mês antes, maio de 2021, o boom atingiu o pico de 502%.

“Ao analisar grandes empresas do setor imobiliário, como Quinto Andar e Loft, há um fator em comum entre elas: sua crescente presença online e estratégias de marketing focadas em vídeo desde o início do COVID-19. De parcerias com influenciadores a conteúdo de vídeo em diferentes plataformas e canais de mídia social, elas têm conseguido aumentar seu engajamento e gerar valor”, afirma Tiago Cardoso, Diretor Geral LATAM da Criteo.

Novas maneiras de impulsionar as vendas de comércio eletrônico

Enquanto a implantação da vacinação no Brasil segue a todo vapor em alguns dos principais estados do país, os brasileiros contam cada vez mais com o ambiente digital, mostrando que as compras online não são mais apenas uma solução, mas a principal escolha até para muitos consumidores conforme as lojas físicas reabrem.

O brasileiro está aberto a novas formas de compra e isso leva a novas formas de engajamento com ele. De acordo com o estudo “Inside Video”, 99% dos brasileiros estão assistindo TV, streaming ou vídeos ao vivo nas redes sociais em vários aparelhos. Esse novo espaço no dia a dia do consumidor chamou a atenção de profissionais de marketing de todo o mundo e o vídeo como experiência vem ganhando cada vez mais relevância na publicidade. O vídeo tornou- se um pilar ao se considerar estratégias para chegar ao consumidor depois que o COVID-19 resultou em mudanças em sua jornada de consumo.

No início deste ano, a Quinto Andar anunciou um aumento de 150% no investimento em marketing, com foco na presença na mídia de massa. Desde o início da pandemia, o Grupo Zap teve um aumento de 158% nas pesquisas de propriedades com passeios virtuais. O número de anúncios de tours virtuais vem crescendo: de maio a julho, o aumento foi de 51%.

“À medida que a jornada do cliente se torna cada vez mais digital e os limites entre as compras e outras atividades digitais, o tempo entre a descoberta da marca e a conversão está diminuindo. Uma campanha ativa de vídeo online tem se mostrado uma forte fonte de engajamento e conversão no mercado imobiliário, principalmente agora que os consumidores precisam de uma forma mais simples e rápida de verificar se o imóvel é o que procuram”, afirma. Cardoso.

METODOLOGIA

Dados orgânicos de 20 países e 600 categorias de produtos. A cada mês, todos os valores são comparados aos mesmos varejistas que têm parceria com Criteo Marketing Solutions e Criteo Retail Media de forma consistente em 2020 e 2021, sendo dados de mais de 15.000 varejistas em todo o mundo. Inclui apenas categorias de produtos representadas por pelo menos 5 varejistas no nível mais granular.

Nórdico-Báltico inclui DK, EE, FI, LV, LT, NO, SE.

América Latina inclui AR, BO, CL, CO, CR, DO, EC, SV, GT, HN, JM, PA, PY, PE, PR, UY.

Sudeste Asiático inclui HK, ID, MY, PH, SG, TW, TH, VN.”