O Selo avalia boas práticas adotadas pelos empreendimentos habitacionais com responsabilidade ambiental e benefícios para os moradores e o entorno
O VEGA Jaraguá, condomínio clube da Rottas Construtora em construção no bairro Jaraguá Esquerdo, em Jaraguá do Sul (SC), conquistou o Selo Azul Caixa. A certificação reconhece empreendimentos habitacionais que adotam soluções sustentáveis, de qualidade urbana e de eficiência ambiental. Este é o primeiro lançamento da construtora no município, que atualmente conta com seis empreendimentos em desenvolvimento no Estado.
“Receber o Selo Azul Caixa na categoria Cristal reforça o nosso compromisso em desenvolver empreendimentos que aliem qualidade de vida, inovação e responsabilidade ambiental. O VEGA Jaraguá se destaca pela localização privilegiada, fácil acesso a serviços urbanos e infraestrutura, o que promove qualidade de vida aos moradores”, destaca Felipe Toledo, diretor Comercial e Marketing.
São três torres com um total de 320 apartamentos, todos com dois quartos, sacada com churrasqueira e uma vaga de garagem. A evolução da obra deve gerar 100 postos de trabalho.
Reconhecimento sustentável
O VEGA Jaraguá classificou-se na categoria Cristal do Selo Azul Caixa e #maisQualidadeUrbana. A localização do empreendimento propicia mais segurança à vizinhança ao revitalizar a área anteriormente sem uso, além de fomentar o comércio local. O complexo de lazer, integrado por diversas espécies vegetais, mobiliários urbanos, jardins e uma horta comunitária, reforça a conexão com o entorno, assim como contribui para o conforto térmico e acústico das edificações.
Em relação à eficiência energética e conforto ambiental, o condomínio fará uso de dispositivos economizadores de energia. Os ambientes de permanência prolongada possuem aberturas que permitem a ventilação cruzada e iluminação natural. O percentual de área permeável do projeto é acima do exigido.
No VEGA Jaraguá há medição individualizada, uso de economizadores e um sistema para captar e reutilizar água da chuva. A produção segue princípios sustentáveis, com gerenciamento de resíduos na obra e uso de formas e escoras reutilizáveis.
Na área social, estão planejadas ações culturais e esportivas, por meio do Instituto Rottas, que promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, além de apoio aos futuros moradores com a capacitações para a gestão, manutenção e operação eficiente do empreendimento.
“Com todos esses diferenciais, em apenas 10 meses após o lançamento, o VEGA Jaraguá obteve uma valorização de 7,6%”, destaca Felipe Toledo.
Recentemente, o Barra Home Resort, localizado em Barra do Saí, Itapoá (SC) também foi reconhecido com o Selo Azul, na categoria Topázio e #maisQualidadeUrbana. O MEO Neoville, em Curitiba (PR) também está nesta categoria.