Maior feira mundial do setor será realizada pela primeira vez no Brasil, reforçando o protagonismo do segmento no fomento à economia nacional
São Paulo será palco de um evento histórico no setor de pedras naturais: a estreia da Marmomac Brazil, que será realizada entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2025, no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo.
Reconhecida como a maior feira global do segmento e realizada há mais de cinco décadas em Verona, na Itália, a Marmomac expande seus horizontes e aterrissa pela primeira vez em um destino fora da Europa, tendo o Brasil como país selecionado para receber a nova edição.
A escolha não foi por acaso: o Brasil é um gigante mundial em rochas e tem a maior geodiversidade do planeta, com materiais reconhecidos por sua beleza e qualidade mundo afora.
O evento reforça a posição do Brasil como potência global no setor: “Somos o quarto maior produtor e quinto maior exportador de rochas naturais do mundo, com clientes em mais de 120 países. É hora de mostrar que o Brasil vai além, não apenas em produção, mas também em inovação e design”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) Tales Machado.
Responsável pela organização de feiras como a Cachoeiro Stone Fair, realizada desde 1989, e pela Vitória Stone Fair, que teve sua primeira edição em 2003, a Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, responsável também pela Marmomac Brazil, é reconhecida pela credibilidade, qualidade na entrega e pelo comprometimento com o desenvolvimento do segmento no Espírito Santo, estado que é o principal hub de beneficiamento do setor de pedras naturais do país. “Lançar a Marmomac Brazil em São Paulo reforça nossa missão de apresentar ao mundo todo o potencial de nosso setor e atrair novos olhares, tanto no mercado interno quanto externo”, afirma Flávia Milaneze, CEO da empresa.
“A expansão para São Paulo, com o novo nome, marca um passo setorial estratégico para consolidar o Brasil como referência global no arranjo produtivo de rochas naturais. Esse reposicionamento reflete o grande momento e toda potencialidade brasileira em atender públicos cada vez mais diversificados”, completa Tales Machado.
Um novo capítulo no Brasil
A temática “Stones Takes the Stage” (“Pedras Sobem ao Palco”, em tradução livre) revela o objetivo da Marmomac Brazil: colocar as pedras naturais brasileiras sob os holofotes globais. A presença em São Paulo, centro econômico e logístico do País, reflete um movimento setorial para atrair novos públicos e transformar a percepção das rochas naturais como produtos, além de luxo, versáteis, acessíveis e sustentáveis.
A Marmomac Brazil ocupará 14 mil metros quadrados, reunindo cerca de 200 marcas expositoras e com expectativa de atrair 15 mil visitantes de mais de 60 países. O evento terá uma programação diversificada, que vai além da exposição de produtos, incluindo palestras, rodadas de negócios, concursos e experiências que prometem engajar desde marmoristas e importadores, visitantes tradicionais de eventos desse tipo, quanto arquitetos, designers e profissionais da construção civil.
“A ideia central é fomentar novos negócios e educar os profissionais sobre as vantagens do uso de pedras naturais, com o apoio de curadores selecionados entre grandes nomes da arquitetura e áreas correlatas”, explica a CEO.
Haverá ainda uma exposição de design, mostrando as criações de importantes profissionais do mercado, e o lançamento de um concurso exclusivo para arquitetos. “Queremos evidenciar as múltiplas possibilidades do uso de pedras naturais e mostrar que elas podem ser a estrela principal em projetos de todas as escalas”, explica Flávia.
Outro ponto alto será o projeto de rodadas de negócios, organizado em parceria com o projeto It’s Natural – Brazil Natural Stone, programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Um grupo de jornalistas estrangeiros de veículos segmentados, arquitetos e compradores internacionais virá ao Brasil a convite do projeto para participar da Marmomac Brazil, em São Paulo, onde acontecerão as rodadas de negócios. Além disso, aproveitarão a oportunidade para visitar o Espírito Santo e conhecer o arranjo produtivo local, com visitas a empresas para acompanhar, na prática, o processo de extração de materiais (visita a pedreiras), indústrias para entender o processo de beneficiamento, a tecnologia empregada e os avanços em sustentabilidade, além de showrooms para vivenciar a aplicação dos materiais naturais,” detalha Tales.
Impacto Econômico e Setorial
O Brasil consolida sua posição como uma potência global no setor de pedras naturais como o quarto maior produtor e o quinto maior exportador mundial. Os Estados Unidos despontam como o principal mercado, absorvendo quase 21,2% das exportações brasileiras, um market share que supera significativamente o da Itália, segunda colocada, com 19,1%. A força do setor se baseia na incomparável geodiversidade brasileira, que reúne desde granito, mármore e quartzito e até pedras semipreciosas, em contraste com outros países que se destacam por materiais específicos, como o mármore italiano ou o granito indiano.
As exportações brasileiras de pedras naturais fecharam 2024 com faturamento de US$ 1,263 bilhão, um aumento de 12,7% em relação a 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas). Em dezembro, o setor obteve US$ 125,3 milhões, 64,1% a mais do que o mesmo mês do ano anterior, registrando o maior resultado para dezembro de toda história.
Em 2023, 77,3% das exportações brasileiras foram de chapas beneficiadas, enquanto 22,7% corresponderam a blocos (brutos), reforçando a capacidade do país em agregar valor aos seus produtos antes de distribuí-los nos mercados nacional e internacional. No mesmo ano, o Espírito Santo foi responsável por mais de 82% do valor das exportações brasileiras de rochas naturais, enviadas a 115 países. Este desempenho evidencia a força o setor no Estado, que concentra o maior hub industrial de rochas ornamentais do Brasil. Segundo Ed Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), as indústrias capixabas do segmento, presentes em todos os municípios do Estado, geram cerca de 13% dos empregos industriais locais. “O setor de rochas naturais no Espírito Santo é responsável por aproximadamente 10% do PIB estadual. Ele representa 30% dos postos de trabalho gerados pelo segmento no Brasil e 52% da mão de obra com nível superior contratada pelo setor em todo o país. Temos certeza de que ações como a Marmomac Brazil e várias outras em curso por intermédio do Centrorochas, se converteram em desenvolvimento, agregando valor não apenas à economia, mas também à sociedade capixaba e brasileira”, reforça o presidente.
Assim, a Marmomac Brazil representa também um salto para expandir o alcance da produção brasileira. Embora o país exporte para mais de 120 países, muitos compradores ainda não têm contato direto com os materiais nacionais. Paralelamente, no mercado interno, pedras brasileiras de altíssima qualidade, como os materiais exóticos, ainda são pouco exploradas, enquanto consumidores optam por produtos importados. “Queremos ampliar a visibilidade do setor, reforçar o posicionamento de nossas pedras como referências globais e atrair o mercado interno e públicos que nunca olharam para o Brasil como protagonista no segmento”, destaca. “Somos mais que organizadores de feiras. Nosso papel é fomentar negócios e colocar o setor em evidência, conectando o Brasil ao mercado global”, finaliza Flávia Milaneze.
- Innova Build Conference chega ao Brasil reunindo inovação, tecnologia e grandes nomes da construção civil
- Locação de imóveis residenciais e comerciais segue estável em Curitiba no fim de ano
- Praça Higienópolis resgata a tradição e estimula o estilo de vida moderno em um projeto icônico no bairro mais emblemático da capital
- Marmomac Brazil: pedras naturais ganham os holofotes em 2025
- Mercado multifamily apresenta desafios, mas alto potencial na América Latina