4 características que os moradores consideram na hora de mudar de um imóvel

A decisão de mudar de casa pode ser um processo trabalhoso que envolve inúmeros fatores. Isso porque os moradores normalmente se atentam a características que impactam diretamente a qualidade de vida e o ambiente que desejam morar. Sendo elas, aspectos relacionados à localização, segurança, infraestrutura e lazer.

Diante desse contexto, Jorge de Moraes, Diretor de Operações da Vila 11, empresa brasileira referência em empreendimentos multifamily que desenvolve, administra e opera residenciais para locação em regiões estratégicas de São Paulo, lista os principais fatores que são levados em consideração na hora de mudar de imóvel. Confira: 

Localização e acessibilidade: Atualmente, a localização é um dos pontos-chave na hora de escolher um novo local para morar. Regiões com fácil acesso às principais vias da cidade e ao transporte público como metrô, trens e linhas de ônibus fazem toda a diferença na hora de escolher o bairro ou apartamento. Além disso, outro ponto importante é estar próximo do local de trabalho ou estudo, pois isso proporciona uma melhor qualidade de vida para as pessoas, que passam menos tempo em deslocamento.  

Segurança: Um fator determinante na hora de escolher um imóvel é a segurança na região e no condomínio. Os moradores buscam lugares onde se sintam seguros e protegidos, por isso, o ideal é morar em apartamentos com recepção e monitoramento por câmeras 24 horas. Outros fatores como acesso apenas com cadastro e itens como portas com biometria, Face ID e sistemas completos de segurança também contribuem para um ambiente mais seguro.

Infraestrutura: É fundamental analisar se o apartamento possui toda infraestrutura necessária para o bom funcionamento do imóvel. No caso dos ambientes internos, muitas pessoas buscam por imóveis semimobiliados, ou seja, que já possuem móveis planejados de qualidade, ar-condicionado e eletrodomésticos como microondas, cooktop e geladeira, pois isso traz comodidade aos moradores. Outro ponto de atenção são as áreas comuns –    academia, piscina, coworking, salão de festas e pet place, são espaços que proporcionam maior qualidade de vida sem precisar sair do condomínio. 

Por fim, a infraestrutura do bairro também é levada em consideração: muitas pessoas dão preferência por regiões que tenham hospitais, supermercados, farmácias, comércios e escolas próximas, para oferecer conforto e tranquilidade. 

Lazer/gastronomia: Entretenimento e lazer são pontos fundamentais na escolha de um novo lugar para morar. Uma boa região oferece opções como parques, shoppings, restaurantes e centros culturais, influenciando diretamente na qualidade de vida e na experiência dos moradores. 

Ou seja, existem inúmeros fatores que precisam ser levados em consideração ao planejar uma mudança tão importante. Cada pessoa pode priorizar diferentes aspectos com base em suas necessidades individuais ou familiares, tornando sua escolha personalizada e objetiva. Por isso, os empreendimentos devem se atentar a esses fatores e oferecer uma gama de opções para os residentes.