As mostras de decoração retornam em 2021 seguindo todos os protocolos e cuidados necessários para evitar o aumento da pandemia e com o desafio de mostrar um “novo morar”, mais inteligente e sustentável. Durante a Casa Cor Paraná 2021 que acontece de05 de setembro a 17 de outubro de 2021, na Rua Álvaro Alvim, 91, em Curitiba/PR, é possível conferir as tendências e tecnologias que tornam as casas mais eficientes e preparadas para as novas necessidades dos brasileiros, como as soluções da Sto Brasil, que faz parte de um grupo líder mundial em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, no Studio Tech Sebrae, projetado pelo arquiteto Luiz Maingué.
Este espaço foi pensando para “um futuro mais eficiente, conectado e confortável, onde o visitante poderá interagir com a tecnologia de ponta e materiais de alta performance, como o Sistema StoTherm e as texturas Sto Decocoat e Stolit R 1.5 no pórtico e mosaicos da fachada. Ele criou um apartamento enxuto de 40m² que proporciona extremo conforto e facilidade de manutenção para uma pessoa ou até mesmo um casal. “O cenário intimista vem justamente da necessidade de voltar-se para dentro de casa, criando uma atmosfera que identifique e conecte o visitante ao momento atual que estamos passando”, explica. A proposta arquitetônica traz uma atmosfera calorosa e contemporânea. “O calor vem do aconchego. É percebido através do nosso sentido sinestésico, de acordo com as texturas do ambiente, superfícies, aroma, da disposição dos móveis, da intensidade da iluminação, cores, entre outros”, completa o arquiteto.
O Studio Tech foi projetado com o olhar para o futuro e apresenta novas tecnologias e soluções para este novo morar pós-pandêmico. Além da automação, do uso de painéis fotovoltaicos (o visitante poderá acompanhar o quanto está produzindo de energia para utilização no espaço), cisterna vertical de captação de agua da chuva e um sistema construtivo de última geração: o StoTherm que também é conhecido como EIFS por suas iniciais em inglês (Exterior Insulation and Finish System) e é utilizado para o revestimento de fachadas. Proporciona isolamento térmico contínuo, reduzindo os custos de energia e contribuindo para uma construção mais sustentável. “A Sto Brasil apresenta soluções incríveis de isolamento para fachada, tanto térmico quanto acústico. Tudo isso alinhado com as questões urgentes da sustentabilidade trazendo, para nós arquitetos, a garantia de um resultado realmente eficiente”, destaca Luiz Maingué.
Outro benefício que surpreendeu o arquiteto foi a liberdade para a criação da fachada, tanto na definição da forma, volumetria e cores das texturas, permitindo a execução de um mosaico que ele projetou para a fachada. “A estética fica por conta de uma variedade enorme de acabamentos entre cores e texturas que valorizam qualquer projeto”, finaliza Luiz.