O trabalho da Hiperdados entrega mais de 15 milhões de dados às incorporadoras. Uso de inteligência artificial colaborou para a realização de análises do mercado imobiliário mais assertivas
Muitas incorporadoras imobiliárias ainda encontram dificuldades para encontrar o melhor terreno para dar início aos seus empreendimentos. Diversas empresas ainda fazem esse processo à moda antiga, onde funcionários da construtora têm que realizar a análise de cada terreno de forma presencial e fazer levantamentos, relatórios e apresentações. Além de gerar maiores custos, essa maneira tradicional para encontrar o melhor espaço para empreender costuma levar um tempo valioso.
Com o objetivo de auxiliar essas incorporadoras, surgiram as proptechs, startups que atuam no ramo imobiliário. Elas estão no mercado para facilitar a vida de todos os que participam desse setor. É o caso da Hiperdados, que oferece um software para facilitar o processo de escolha de terrenos para incorporadoras imobiliárias. A startup entrega em minutos dados precisos que indicam as melhores áreas para erguer novos empreendimentos imobiliários.
Além da análise de terrenos, a Hiperdados oferece soluções de gestão de landbank, que, baseado em estudo de mercado, oferecem suporte para registros, contratos, documentos, modelos e relatórios de uma empresa, além de entregar recursos de proteção a informações confidenciais e estratégicas para incorporadoras.
Ferramenta inovadora
A agilidade dos serviços oferecidos pela Hiperdados é possível graças ao uso de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) que foi colocada à prova com 15 milhões de dados e 3,5 mil variáveis. Após inúmeros testes e possibilidades sendo enviadas ao software da Hiperdados, os erros de previsão se tornaram raros e a tecnologia enfim ficou pronta para ser utilizada no mercado.
A inteligência artificial da Hiperdados permite que o incorporador imobiliário consiga em poucos segundos definir qual o melhor produto imobiliário para determinado terreno que ele esteja analisando, levando em consideração aspectos mercadológicos (oferta e demanda), aspectos legais de uso e ocupação do solo, facilidades de uso no entorno para futuro moradores, equipamentos urbanos disponíveis na região e os modais de transporte disponíveis. A partir dessa inteligência, ainda dentro da plataforma, o incorporador imobiliário tem definido o protótipo do futuro empreendimento imobiliário que encaixa no terreno em análise, e consequentemente (também na plataforma) realiza o estudo de viabilidade econômica-financeira no horizonte do tempo (tendo em vista que o ciclo de desenvolvimento do empreendimento dura de 3 a 5 anos) e em poucos minutos o incorporador consegue com bastante precisão definir o valor do terreno em estudo para um empreendimento que atenda suas premissas de rentabilidade, algo que no método tradicional levaria semanas sem a mesma precisão.
A plataforma disponibiliza mais de 15 milhões de dados para análise e oferece às empresas um benefício muito importante para os dias atuais: velocidade. Para se ter uma ideia da importância desse aspecto, com a inteligência artificial da Hiperdados, o serviço de análise pode ser concluído em até 20 minutos, mas quando feito da maneira tradicional, pode demorar de dois até três meses para uma análise completa usando uma base de informações muito menor que as disponibilizadas pela proptech.
O cofundador e CEO da Hiperdados, Wagner Dias, afirma que a startup foi lançada para impactar o mercado imobiliário, setor em que ele trabalha há mais de 20 anos. “Quando a Hiperdados foi posicionada como proptech, pensávamos em oferecer a melhor e mais inovadora solução tecnológica que ajudasse as incorporadoras a facilitar processos e, por consequência, melhorar sua operação. Foi então que desenvolvemos a AI que consegue processar milhões de informações em questão de minutos, entregando um serviço mais rápido e completo para as construtoras”, afirma Dias.
Além de utilizar uma tecnologia única no mercado, a plataforma Hiperdados permite que as construtoras integrem o ciclo da incorporação imobiliária por completo, desde a etapa da escolha do melhor terreno até a entrega das chaves do imóvel.
O incorporador pode escolher se quer utilizar o módulo de vendas, recebíveis, obras, finanças e controladoria. Isso permite gerir de forma integrada tudo o que acontece na empresa, relacionada aquela obra em específico.
Mercado a todo vapor
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (SECOVI-SP), 47 mil novos imóveis foram vendidos no primeiro semestre de 2021 e no mesmo período de de 2020 na capital paulista.
Este momento do mercado, favorecido pelas políticas de taxas de juros para crédito imobiliário, que permanecem atrativas, mesmo com a taxa selic subindo, impacta as incorporadoras, permitindo-as que alcancem bons resultados. Neste cenário, as proptechs são beneficiadas, pois as empresas precisam adotar o uso de soluções inteligentes para se adequarem ao momento em que vive o mercado.
Uma pesquisa realizada Terracotta Ventures, mostra que nos últimos cinco anos houve um crescimento de 235% na quantidade de startups do segmento. O CEO da Hiperdados explica que este “boom” de startups no setor imobiliário, é benéfico às incorporadoras, pois podem contar com soluções e ferramentas que oferecem o que há de mais tecnológico no mercado.