Em parceria com a DB1 Global Software, uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento de software sob demanda, a Plaenge Empreendimentos lançou, nas últimas semanas, o aplicativo Ventas, com proposta voltada para o uso diário da equipe de negócios. Utilizando as melhores tecnologias e metodologias para criação de aplicativos, o objetivo é garantir acesso a informações essenciais e que impactam nas negociações e comercializações dos vendedores.
Já em uso desde o dia 8 de agosto, o aplicativo é de acesso único e exclusivo da equipe de negócios, e permite que cada vendedor possa obter dados importantes para negociações com clientes. Dentre as funcionalidades estão: cadastro completo de leads e clientes, consulta de imóveis disponíveis, simulação de venda, lançamento de propostas comerciais e informações de empreendimentos.
De acordo com a gerente de portifólio da DB1 Global Software, Sandra Mota, a principal motivação da busca da Plaenge pela solução foi justamente a dificuldade da equipe de negócios em ter acesso a esse tipo de informação de forma rápida e consistente, on e offline. Por conta disso, havia uma necessidade de investir em um processo que permitisse um melhor relacionamento com os clientes e que facilitasse o processo de vendas de imóveis de alto padrão.
Completando o pensamento, a coordenadora de planejamento de produto da Plaenge, Andrea Fabian, lista que a dificuldade existente no início era ter uma ferramenta que desse suporte ao comercial, mas que ao mesmo tempo tivesse a cara da empresa. “Hoje, o vendedor consegue trabalhar de qualquer lugar, sem precisar ficar preso em planilhas. Ele pode atender em casa, na casa do cliente, no escritório, ou seja, a ideia de precisar estar em um ambiente nosso foi quebrada”, comenta.
A partir dessa concepção do que era necessário para a empresa, o Ventas saiu do papel. Para tanto, Cleber Marcio Ganassini, gerente de projetos da DB1 e responsável pela demanda, detalha que, para chegar até aqui, foram mais de 49 mil horas trabalhadas, com mais de 85 mil linhas de código de programação.
“Hoje a gente tem integrações com vários sistemas dentro da Plaenge. E o aplicativo é algo que vai permear tudo isso. Essa integração foi um dos principais desafios dentro do projeto, junto com o desafio bem relevante de levar uma experiência ao usuário diferenciada”, completa.
Gestão remota e processo de design UX otimizado
O gerente da DB1 lembra ainda que, com foco em entregas de experiências realmente diferenciadas aos usuários, houve muita interação pessoal entre as empresas para realizar, definir e criar o melhor design de UX (user experience). Nessa etapa é tratado sobre o entendimento das reais necessidades dos usuários, focado em interface limpa e usabilidade facilitada.
Além disso, o fato de o projeto ter sido realizado praticamente100% de forma remota, aos olhos do gerente de TI da Plaenge, Jalles Rosa, não impactou em nada a qualidade das entregas. Ele reforça que a única interação presencial foi para que a equipe de design de UX pudesse entrevistar pessoas chave, a equipe comercial, e ouvir também de quem de fato iria conceber o produto.
“Foi um momento bem importante dentro do planejamento, porque esse produto não nasceu da ideia de nenhum gerente de projeto da DB1 ou da Plaenge, mas sim da necessidade de quem faz a operação diariamente e sente as dificuldades, de quem comercializa”, finaliza Jalles.