A plataforma digital Concresystem garante a rastreabilidade do concreto, desde a produção até o laboratório de ensaio, aumentando a produtividade em obras
Uma das mais importantes fases de uma obra, a concretagem é a construção de elementos estruturais do projeto, com o lançamento do concreto sobre estruturas como lajes, vigas e pilares. Nesse processo é preciso seguir um planejamento rigoroso para garantir a qualidade do trabalho e a segurança de todos os envolvidos, além do material em si, já que diferentes composições e misturas de concreto são utilizadas.
Com isso em mente, a MPD Engenharia investiu no desenvolvimento do projeto Concresystem, que tem como finalidade garantir a rastreabilidade do concreto, desde a sua produção pela concreteira, passando pela sua aplicação em obra, chegando até o laboratório de ensaio, o qual verifica se a resistência do material está conforme o projetado. A plataforma digital integra e centraliza as informações inerentes à rastreabilidade do produto para todas as partes envolvidas, padroniza o processo de acordo com as melhores práticas da MPD e monitora o controle de perdas, trazendo, assim, mais economia e diminuição de desperdícios. Isso tudo aumentando a produtividade nas obras, com as equipes fazendo um trabalho mais eficaz e em menor tempo.
Já disponível e em uso em todos os canteiros da MPD em concretagem na região metropolitana de São Paulo e em expansão, o Concresystem teve seu desenvolvimento em 2020 e 2021, a partir do projeto vencedor do Prêmio MPD de Inovação, em 2019, sendo a primeira plataforma do gênero elaborado pela companhia. Com 39 anos de história, esse é mais um exemplo da inovação que sempre permeou as ações da construtora e incorporadora. A plataforma funciona como uma startup interna, com a mentalidade ágil e característica desse tipo de iniciativa. Esse desafio da MPD foi idealizado pelo colaborador Everton Costa e contou com a mentoria de Afonso Caetano, Diretor de TI, Processos e Inovação da companhia. Atualmente, mais projetos dessa natureza já estão sendo desenvolvidos, de maneira interdisciplinar, na empresa, como outros vencedores do Prêmio MPD de Inovação e as ideias surgidas no Fábrica de Talentos, o programa de estágio da empresa.
“Nesse sistema, a MPD funciona como uma patrocinadora desses projetos, assumindo um papel de ‘cliente anjo’ dependendo da viabilidade de cada um deles”, explica Afonso Caetano. “O Concresystem funcionou como um primeiro teste para nós ao desenvolvermos uma solução que imitasse o funcionamento de uma startup, com os seus recursos, direcionamento e equipe mantendo-se separados dos outros times funcionais da empresa. E com as lições aprendidas até aqui, poderemos definir de maneira mais individualizada qual será a melhor estratégia da MPD para cada uma das futuras soluções em desenvolvimento”.
Com pouco tempo de uso, o Concresystem já demonstrou que o investimento nesse tipo de inovação gera resultados importantes e perceptíveis. O aumento significativo de produtividade nos canteiros da empresa já se dá com a integração da informação de concretagem em um único local, a economia direta de insumos e maior segurança com a digitalização do controle e medição dos ensaios laboratoriais. Além disso, pode-se tomar decisões mais ágeis em casos de não conformidade e seguir monitorando o desperdício nas obras atuais, o que serve como parâmetro de especificação de concreto em obras futuras, para gerar diminuição dos custos nos canteiros.