Com preços mais acessíveis e melhores índices de qualidade de vida, região metropolitana se consolida como soluções estratégicas para quem busca investir imóveis

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vive um momento de grande expansão no setor imobiliário. O volume de novos empreendimentos desenvolvidos pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) cresceu 33% entre 2023 e 2024, refletindo a valorização da região e o interesse crescente por moradia e investimento.
O aumento na oferta de novos empreendimentos acompanha a demanda crescente por moradia e investimento. Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Curitiba registrou um crescimento de 50% na quantidade de imóveis novos à venda entre janeiro e novembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.
Com preços mais acessíveis que os de capital e infraestrutura em expansão, municípios como Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais e Pinhais se consolidam como alternativas estratégicas para quem busca qualidade de vida e retorno financeiro.
NOVOS EMPREENDIMENTOS REFORÇAM A VALORIZAÇÃO DA RMC
O crescimento do setor se traduz em novos lançamentos, como os condomínios-clube High Point e Broadway , em Almirante Tamandaré. Os empreendimentos da Lyx Participações e Empreendimentos oferecem lazer completo, segurança e localização estratégica, atendendo tanto famílias que buscam moradia quanto investidores de olho na valorização imobiliária.
Paulo Antônio Kucher, vice-presidente comercial da Lyx Participações e Empreendimentos, destaca o potencial da região, que está entre as que mais crescem no Brasil. ” A Região Metropolitana de Curitiba tem registrado forte crescimento já há alguns anos, impulsionado pelo desenvolvimento econômico e pela busca por moradias modernas e acessíveis. Nossos novos empreendimentos em Almirante Tamandaré foram projetados para atender essa demanda, combinando conforto, segurança e valorização garantida, além de preços acessíveis”, pontua.
MERCADO AQUECIDO
Além da procura por moradia, o mercado de locação na RMC também está aquecido. O turismo de negócios e a busca por apartamentos compactos mantêm os índices de vacância baixos, especialmente em localidades próximas a Curitiba.
“A expansão da oferta de imóveis na RMC está ligada a fatores como infraestrutura, qualidade de vida e custo-benefício”, sublinha Kucher. Com mais terrenos disponíveis e preços menores do que os da capital, cidades como São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo e Araucária atraem tanto os compradores que procuram moradia, quanto os investidores que procuram imóveis para disponibilizar para locação.
A capital paranaense se destaca nacionalmente como um dos melhores locais para investir em imóveis. Um estudo da empresa MySide colocou Curitiba entre as dez cidades brasileiras com maior valorização imobiliária anual, alcançando 17,6%.
A proximidade com Curitiba, aliada às melhorias no transporte e à chegada de novos empreendimentos comerciais e industriais, reforçam o potencial de valorização desses municípios.
Esse cenário coloca a Região Metropolitana de Curitiba em uma posição privilegiada no mercado imobiliário. Enquanto a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta uma queda na confiança do setor da construção civil no restante do país, a capital paranaense e suas vizinhanças seguem na contramão da tendência nacional, com crescimento constante e boas perspectivas para o futuro.
- Mitre Realty retorna ao Brooklin com parcerias de renome
- Aluguel residencial sobe e ultrapassa R$ 2 mil pela primeira vez em Curitiba
- Morada Summit reúne especialistas do mercado imobiliário no Cubo Itaú, em São Paulo
- FEICON terá espaços exclusivos para influenciadores digitais
- Gafisa registra lucro no 4T24 e VGV total de entregas de R$1,2 bilhão, o maior dos últimos 5 anos