A crise causada pela COVID-19 abalou o mercado em inúmeros aspectos, mas muitas empresas tiveram a oportunidade de provar o quão efetivo são seus modelos de negócio e crescer. No setor imobiliário, por exemplo, a digitalização dos processos permitiu que as empresas otimizassem suas operações e transformassem o modelo tradicional de vendas. A InstaCasa, startup que auxilia loteadores na venda de empreendimentos por meio de uma solução digital que une arquitetura e tecnologia, registrou crescimento de 250% no segundo semestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado.
Presente em quatro das cinco regiões brasileiras, a empresa digitalizou mais de 24 empreendimentos só esse ano e movimentou R$200 milhões de reais entre março e novembro, ultrapassando 2 mil lotes vendidos. “Estamos inovando a forma como consumidores se relacionam com a compra de lotes, pois ajudamos eles a visualizarem, por meio de realidade aumentada, diversos projetos de arquitetura em cada área. Além disso, queremos facilitar a escolha dos lotes e a construção do imóvel, por isso, estamos desenvolvendo novos serviços como financiamento e consultoria” revela Mauricio Carrer, cofundador e CEO da InstaCasa.
Desde o ano da sua fundação, em 2018, a startup já comercializou mais de 4 mil lotes. “Com a baixa histórica para o financiamento imobiliário que resulta em taxas mais baratas, percebemos um incentivo de compra maior dos consumidores em 2020. Além disso, o isolamento social fez as pessoas refletirem sobre seus espaços e incentivou a busca por imóveis maiores e em regiões mais distantes das áreas metropolitanas”, explica Mauricio.
Outro crescimento registrado pela startup durante a pandemia foram as novas contratações. Antes da crise, a InstaCasa atuava com uma equipe de 12 pessoas. Hoje, a empresa conta com 25 profissionais, entre eles, arquitetos, profissionais de comunicação e TI, e espera fechar o ano com 30. “Esperamos iniciar 2021 com mais de 50 novas loteadoras, isso representa o dobro do que conquistamos neste ano de pandemia e queremos contratar cada vez mais pessoas para fazer parte do time”, destaca Carrer.