Fachada verde, design biofílico e calçada paisagística destacam Bem Moema, novo empreendimento da Tegra Incorporadora no bairro homônimo da capital paulista
Em uma cidade urbanizada como São Paulo, lançamentos imobiliários como o Bem Moema, na zona sudeste da cidade, chamam a atenção pela valorização da natureza, acrescentando tons naturais aos elementos em concreto. O empreendimento, que representa o sexto investimento da Tegra Incorporadora no bairro, traduz elementos sustentáveis de alta eficiência ambiental em sua proposta estético-funcional.
Desde a fachada, o Bem Moema exibe uma grande variedade paisagística nas varandas e nos parapeitos. Jardineiras com espécimes de jasmim amarelo, jasmim dos poetas, aspargo rabo de raposa e alamandra-amarela ornamentam as sacadas e os pavimentos de garagem, suavizando os traços da estrutura. O prédio, localizado no encontro da Rua Bem-Te-Vi com as ruas Arapanés e Arapapi, em Moema, também terá uma fachada ativa, com lojas acompanhadas de jardins e passeios com canteiros verdes, araçás amarelos e jatobás.
Os elementos naturais aplicados ao design envolvem o projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Konigsberger Vannucchi Arquitetos Associados; a decoração das áreas comuns, criada pelo escritório Suíte Arquitetos; e o projeto paisagístico, desenvolvido pelo escritório Cardim Arquitetura Paisagística. Um ponto de destaque é o lobby do edifício residencial, onde painéis ondulados, com formas orgânicas, e jardins com pedriscos delimitam os acessos.
Os elementos madeirados são predominantes nos ambientes comuns, tanto nas mobílias quanto nos painéis na brinquedoteca, no salão de jogos e até no espaço delivery. Os revestimentos na academia remetem ao aço corten, e o spa do condomínio tem ainda elementos em pedra ônix caramelo que reforçam as formas orgânicas do lobby. Mesmo ambientes sóbrios ou funcionais, como o bicicletário e o salão de festas, investem em mobiliários e marcenarias com tons terrosos e peças verdes.
Nas áreas externas, jardins acompanham as áreas de circulação social e confraternização, criando um cenário verde para o salão de festas e para a área gourmet. No pavimento de lazer, no quarto andar, jardins lineares margeiam as piscinas adulto e infantil, o solário, o playground e o fitness, e um espelho d’água reforça a temática natural do projeto.
“A relação do empreendimento com o entorno e a qualidade ambiental da construção são fatores centrais para a Tegra, que é empreendedora AQUA. O design biofílico e a referência natural são elementos que reforçam nosso compromisso com o meio ambiente e o bem estar das pessoas. Em um bairro como Moema, desejado por famílias consolidadas e empresários, esse é um fator de grande valia”, diz João Mendes, diretor de Incorporação da Tegra.
Projeto misto
O Bem Moema terá 89 unidades familiares com maior metragem: 36 unidades com 80 m² e duas suítes; 34 unidades com 123 m² e três suítes; e 19 apartamentos com 148 m² e quatro suítes. O acesso a esses apartamentos residenciais ocorrerá pela rua Bem-Te-Vi. Já as ruas Arapapi e Arapanés receberão fachadas ativas, que contarão com quatro lojas ao todo. O complexo ainda terá apartamentos do tipo studio e salas comerciais, que terão acesso totalmente segregado pela rua Arapanés.
O novo empreendimento mantém a vocação mista do bairro da zona sul de São Paulo, segundo Mendes. Ele fica localizado a apenas quatro minutos do Shopping Ibirapuera e do metrô e a sete minutos do Clube Atlético Monte Líbano, além de ter fácil acesso ao Aeroporto de Congonhas, ao Parque do Ibirapuera, a escritórios, restaurantes, padarias, escolas e universidades. “Moema é um bairro completo e muito verde. O Bem Moema reflete esse espírito urbano integrado à natureza, sofisticado e orgânico”, ressalta o executivo.