Segmento tem melhor desempenho dos últimos três meses e é o único a apresentar crescimento na Locação Sobre Oferta (LSO), em outubro
O mercado de locação comercial apresentou resultados expressivos em Curitiba no último mês de outubro. Dados da pesquisa mais recente apresentada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR, apontam crescimento de 0,5 ponto porcentual (p.p) no comparativo com outubro de 2023, com o índice do segmento chegando a 7,4% no igual mês de 2024.
O resultado é o melhor dos últimos três meses até outubro e foi puxado pelo desempenho da locação de lojas e de barracões comerciais. As primeiras registraram 8,9% no índice de Locação Sobre Oferta (LSO) no último mês, aumento de 1,3 p.p em relação a setembro. Os barracões, por sua vez, tiveram 4,1 p.p de alta, com o LSO chegando a 8,3%, em outubro.
“Caminhando pela região central da cidade, é perceptível a retomada da locação de espaços comerciais, com as lojas se adequando à realidade atual do mercado e, em muitos casos, redimensionando suas áreas locáveis”, conta Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR.
Aluguel residencial
A locação residencial, por sua vez, não acompanhou o ritmo e fechou outubro com o segundo pior desempenho do ano, 15,6%, quando analisado o índice de Locação Sobre a Oferta (LSO). O número é 4,3 pontos porcentuais mais baixo do que o registrado no último mês de setembro e 1,3 p.p menor no comparativo com outubro de 2023.
“A perspectiva para o próximo ano é que o mercado de locação siga parecido com o de venda: em estabilidade. Se não houver fatores externos, a previsão é que a locação, assim como o valor dos aluguéis, não avance na intensidade registrada nos últimos anos”, prevê Tomazini.
A taxa de inadimplência dos inquilinos – dado que indica o atraso no pagamento do aluguel superior a 30 dias – manteve a estabilidade. O índice segue na casa de 1%, resultado da análise efetiva, segura e de credibilidade realizada pelas imobiliárias, que qualificam os inquilinos e, assim, contribuem para a prevenção da inadimplência.
Bairro mais procurados
Entre os endereços mais buscados por quem alugou um imóvel comercial em Curitiba em outubro, o Centro lidera com 25,5% dos contratos assinados. Na sequência, aparecem Água Verde e Bigorrilho (ambos com 6,1%) e Novo Mundo e Sítio Cercado (4,1% cada).
O Centro também foi o bairro mais procurado pelos inquilinos residenciais, e responde por 10,8% das negociações efetivadas. Água Verde (7,6%) e Portão (5,4%) aparecem na segunda e terceira posições, seguidos por CIC (5,2%), Campo Comprido (3,8%), Cristo Rei (3,4%), Bigorrilho e Rebouças (3,2% cada).
- Começa a construção do primeiro empreendimento student housing do PR
- AIRE Alto de Pinheiros integra natureza com quadra de tênis oficial e a experiência de morar em uma das regiões mais cobiçadas em São Paulo
- Startup do mercado imobiliário utiliza inteligência artificial para acelerar a venda de imóveis novos
- Sede da Plano&Plano recebe certificação LEED Gold
- Grupo OLX é o primeiro a usar biometria facial para aumentar segurança das imobiliárias