Com o agravamento da pandemia e as diversas incertezas causadas pelo cenário econômico do país, o mercado imobiliário apresentou desempenho abaixo do esperado em suas vendas e aluguéis de imóveis, conforme relatou a SECOVI-SP. De acordo com a pesquisa, em fevereiro deste ano, das 1.090 ações judiciais relacionadas ao mercado de locação, 913 processos foram motivados por inadimplência, representando 83,8% do total registrado em São Paulo. Outro dado, que a SECOVI-SP aponta em seu levantamento é que o mês de fevereiro, em comparação ao mês anterior, teve uma alta de 44,8% no total de ações que ingressaram na Justiça.
Com os altos índices de inadimplência, o mercado imobiliário busca soluções rápidas, seguras e descomplicadas para os inquilinos, proprietários de imóveis e imobiliárias. Diante da atual crise econômica, a CredPago, startup criada com o propósito de proporcionar ao seu ecossistema total facilidade e segurança no acesso à moradia, criou em 2020, a plataforma digital Fica Azul, com o objetivo de amparar e auxiliar as imobiliárias nos processos de negociações de dívidas relacionadas ao atraso do aluguel, financiamento de imóveis, pagamentos de reformas entre outras taxas imobiliárias.
A plataforma é gratuita e 100% online e, até o momento, já possui mais de 300 imobiliárias cadastradas. Além disso, permite que a imobiliária parcele a dívida do seu cliente em até 12X no cartão. Com a ferramenta, as diversas imobiliárias parcerias da CredPago do país largaram na frente nas negociações de contratos com locatários e, agora, já estão conseguindo receber à vista um passivo que demoraria muito tempo para retornar aos seus bolsos.
A parceira CredPago que mais negociou valores pela Fica Azul até agora foi a Imobiliária Frias Neto, de Piracicaba (SP). Segundo Bianca Moura, Coordenadora de Cobrança da Frias Neto Consultoria de Imóveis, antes da implantação da ferramenta os clientes só tinham a opção de parcelamento da dívida através do termo de confissão e o pagamento era apenas via boleto. “Devido a pandemia e ao cenário econômico, as taxas de inadimplência aumentaram muito, no último ano. Entretanto, por meio da Fica Azul conseguimos reverter essa situação para muitos clientes, proporcionar mais facilidade e segurança em seus acordos, além de ter mais agilidade nas negociações”, afirma.
A estimativa é que o volume dessas operações cresça com o tempo e que as imobiliárias se beneficiem durante todo o processo.
“A ferramenta serve para todas as garantias locatícias e recebemos o valor à vista em até 5 dias úteis. O que contribuiu muito para a arrecadação da imobiliária e a fomentação e incentivo a novos contratos”, completa Bianca.
Outro bom exemplo que resultou na diminuição da inadimplência foi na imobiliária Nexus, de Brasília-DF. O diretor Franklin Ramos Costa afirma que ao aderir aos serviços da CredPago reduziu a inadimplência de 11% para 2% em todos os contratos da imobiliária.
“Até abril do ano passado, eu trabalhava com outras garantias de moradia locativa, o volume de clientes cresceu muito e eu não conseguia administrar mais as inadimplências. Conheci a CredPago e me chamou a atenção a qualidade dos produtos que ela oferecia, sem burocracias e muito mais fácil de alugar”, explica Costa.
Para o CEO da CredPago, Jardel Cardoso, a plataforma Fica Azul vem assumindo um importante papel como aliada das pessoas e das imobiliárias na luta contra a inadimplência. “Sua facilidade em usá-la, praticidade em negociar e respaldo técnico são alguns dos benefícios. Criada para agilizar os processos de negociação das dívidas do mercado imobiliário, a plataforma permite as imobiliárias mais liberdade na hora de cobrar os débitos de vendas e locação de imóveis, além de ajudar os inquilinos a debitarem suas dívidas.”, afirma Jardel.