Estudo Tendências de Moradia, do DataZAP, revela crescimento do trabalho presencial de 52% para 69% em 2024

Pesquisa inédita, apresentada no Conecta Imobi 2024, apresentainteresses dos compradoresem relação aos imóveis desejados

O DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX, divulga nesta quarta-feira (11), durante o Conecta Imobi 2024, principal ponto de encontro do mercado imobiliário, os resultados da pesquisa Tendências de Moradia, que tem o objetivo de compreender os interesses e a percepção do público sobre as características dos imóveis, bem como novas formas de morar.

O aumento do trabalho presencial, que cresceu de 52% em 2023 para 69% em 2024, foi um dos destaques do estudo deste ano. Essa tendência tem impactos importantes na dinâmica da relação com o lar. “De 2022 para cá, temos acompanhado esse crescimento de respondentes que dizem ter voltado a trabalhar nos escritórios, o que não significa, porém, o retorno 100%, mas sim um formato híbrido. Vemos, por exemplo, mais pessoas buscando imóveis na cidade em que moram, 80%. Entre quem afirma que pode trabalhar em casa, o desejo pelo espaço específico para escritório é apontado por 59%”, explica Gabriela Domingos, especialista em Inteligência de Mercado no Grupo OLX.

Perfil do comprador de imóvel
 

O levantamento ainda apurou, por meio de entrevistas com pessoas que compraram ou pretendem comprar imóvel nos próximos 12 meses, que a maioria se identifica com o perfil masculino, tem entre 41 e 59 anos, é casada, mora junto ou está em união estável, tem filhos, possui animal de estimação e pertence à classe B. Mais da metade dos respondentes (62%) estão na região Sudeste e quase 75% fazem parte da população economicamente ativa. Sobre a finalidade do imóvel, 88% dos compradores priorizam a moradia, enquanto 12% destacam o investimento.

Quem são os compradores? Perfil dos entrevistados 

“Realizada anualmente, a pesquisa Tendências de Moradia traz dados valiosos para o mercado imobiliário. Além do perfil daqueles que buscam um imóvel, é possível entender as suas principais necessidades e desejos para a futura morada, e até mesmo suas impressões sobre o momento atual para a compra”, afirma a especialista.

Localização do imóvel: comércios e serviços

Para cerca de 70% dos entrevistados, o orçamento para a compra do imóvel é de até R$ 499.999. Além disso, 29% considera a aquisição pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Sobre as perspectivas de mercado, 66% acredita que mudanças nas taxas de juros têm alta influência na dinâmica do setor.

O imóvel ideal: Valor do imóvel

Características do imóvel ideal para compra

Para 39% dos entrevistados, o imóvel ideal é o apartamento padrão, especialmente para aqueles com idade a partir de 61 anos (54%). Casas de rua, por outro lado, têm a preferência de 35% do público geral. Imóveis usados são a preferência de 65% dos respondentes, e os novos, de 13%, com destaque para os Millennials (29 a 40 anos), que preferem lançamentos (27%) e nunca habitados (37%).

O imóvel ideal: Tipologia

A intenção de compra revela que os imóveis mais buscados têm de 61 a 90m² e possuem dois ou três dormitórios. A maioria deseja imóveis com uma suíte, dois banheiros, ambiente para home office e uma vaga na garagem, de preferência coberta. Outras características importantes são espaços mais arejados e que possuam quintal ou varanda. No que se refere a itens de lazer, churrasqueira, sala de ginástica e piscina externa são prioridades.

O levantamento foi realizado pelo DataZAP por meio de questionário online estruturado e de autopreenchimento, respondido por usuários dos portais ZAP imóveis, Viva Real e OLX que compraram ou têm interesse em comprar imóvel, entre 07/06 e 07/07. Foram coletadas 718 entrevistas no total, com participantes que compraram ou pretendem comprar imóvel nos próximos 12 meses, provenientes de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 3,7 p.p. para o total da amostra.