Estudo Tendências de Moradia de Locação 2024 revela grande interesse por mensageria, minimercado e espaço pet nos imóveis

Itens não tradicionais, como mensageria, minimercado e espaço pet, estão chamando mais a atenção de quem procura um imóvel para alugar. Foi isso que mostrou a pesquisa Tendências de Moradia de Locação 2024, realizada pelo DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX. O nível de interesse dos locatários em relação à área de lazer dos empreendimentos foi classificado como alto, médio ou baixo, e os que se destacaram como “alto” foram mensageria e minimercado (39%), seguido por espaço pet (34%), que superaram itens tradicionais como churrasqueira (32%), academia (31%) e piscina (22%).

“Esses dados nos mostram que novidades dos empreendimentos vêm chamando a atenção do público que procura imóvel para alugar. Esse é um insight interessante para construtoras e incorporadoras. A facilidade de ter um minimercado à disposição no próprio prédio, por exemplo, tem se mostrado um sucesso. O interesse por esse item chamou a atenção, já que houve uma evolução de 28% na pesquisa de 2023 para 39% em 2024”, destaca Gabriela Domingos, especialista em Inteligência de Mercado no Grupo OLX.

O imóvel ideal para alugar

A pesquisa ainda traz um raio-x dos desejos dos locatários e revela as características dos apartamentos mais buscados por eles: apartamento padrão, com metragem menor do que a atual moradia, composto por dois dormitórios, uma suíte, um banheiro e uma vaga de garagem.Segundo o levantamento, a mediana de metragem, que em 2023 era de 71 m², diminuiu para 67 m², assim como o interesse em imóveis novos, que caiu de 22% para 16%.

No entanto, para 73% dos entrevistados, o imóvel usado precisa estar em bom estado, sem necessidade de reforma. Para 46%, o orçamento para a locação do imóvel é de até R$ 1.499. No que se refere ao índice de correção de aluguel, 44% dos locatários desejam utilizar o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) como principal tabela de correção do valor de aluguel.

<em>O imóvel ideal Valor do aluguel<em><br>

“O locatário busca praticidade ao escolher sua nova moradia, mas não pode comprometer o orçamento mensal. A redução da metragem e a opção por apartamentos usados, desde que em bom estado, refletem a preocupação de não prejudicas a renda e evitar gastos extras com ajustes ou reformas”, explica Gabriela.

Outro quesito que impacta no perfil do imóvel buscado é o aumento do trabalho presencial, passando de 52% em 2023 para 69% em 2024. Entre os cerca de 30% que podem fazer home office, 52% deseja um ambiente para ser usado apenas como escritório, porém houve queda de 10 p.p nessa preferência em comparação com o ano passado. A intenção de utilizar a varanda como espaço de trabalho também reduziu: antes foi apontada por 35%, agora, por 18%.

Perfil do locatário de imóvel


Por meio de entrevistas com pessoas que alugaram ou pretendem alugar imóvel nos próximos 12 meses, o estudo apurou que a maioria se identifica com o perfil feminino, pertence à Geração X (41 a 59 anos), é casada (mora junto ou está em união estável), tem filhos, tem animal de estimação e pertence à classe B. Mais da metade dos respondentes (52%) estão na região Sudeste e 80% fazem parte da população economicamente ativa.

<em>Quem são os locatários Perfil dos entrevistados<em><br>

Localização

Ao ser questionada sobre a localização, a grande maioria tem interesse por imóveis na própria cidade em que reside – apenas 5% planeja mudar de estado. 40% buscam no mesmo bairro que residem atualmente e 42% pesquisam moradias em regiões diferentes da que moram, mas na mesma cidade. Ao avaliar a oferta de comércio e serviços, mais da metade dos respondentes priorizam a proximidade de supermercado, padaria e farmácia. Comparando com 2023, houve aumento na valorização da oferta de hospitais e clínicas de saúde, passando de 33% para 40%, e de escolas e universidades, que era de 26% e agora registra 38%.

<em>Localização do imóvel comércios e serviços<em><br>

Metodologia

O levantamento foi realizado pelo DataZAP por meio de questionário online estruturado e de autopreenchimento, respondido por usuários dos portais ZAP Imóveis, Viva Real e OLX Imóveis, entre 17/06 e 07/07. Foram coletadas 766 entrevistas no total, com participantes que alugaram ou têm interesse em alugar imóvel nos próximos 12 meses, provenientes de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 p.p. para o total da amostra.