Localizado no bairro Higienópolis, em São Paulo, a Ilha Arquitetura desenvolveu todo o projeto do edifício Klubhaus – da casca ao tutano. Ou seja, o escritório desenhou e executou o layout, desde a arquitetura, passando pelas áreas comuns até a finalização do design de interiores dos estúdios e apartamentos. O prédio que era um antigo posto de gasolina recebeu programa com planta otimizada para contemplar apartamentos do tipo estúdio e com um dormitório.
“O cliente gerencia um grupo de investidores e 100% do edifício deveria ser configurado com exclusividade para atender plataformas públicas de locação como Airbnb, além da própria plataforma de locação do cliente”, explicam os sócios do Ilha Arquitetura.
Nesse sentido, o escritório desenvolveu o layout do prédio, bem como os interiores das áreas comuns e das quatro tipologias de apartamentos com estética que abraça o conforto e permite aos usuários desfrutar de sensação permanente de aconchego nas instalações.
Por se tratar de um terreno de esquina, os profissionais tomaram o partido da curva na concepção da volumetria e do cobogó na conexão entre os dois terraços. “Gostamos da permeabilidade visual desse suporte construtivo. Esses elementos vazados garantem privacidade ao ambiente, sem privá-los de toda luz e ventilação natural; além de ser um traço muito marcante nos prédios de boa arquitetura no bairro de Higienópolis”, revelam.
As boas-vindas ao edifício é feita por meio de um lounge amplo com pé direito duplo concebido para funcionar como a clausura do prédio. Na fachada, ainda se destacam o caixilho curvo com floreira metálica da esquina, e gradil na cor chumbo, em chapa perfurada quadrada, uma solução leve e contemporânea.
Dentro de cada unidade, a partir de um programa de interiores cuidadosamente elaborado, o foco foi valorizar o bem-estar com ambiente humanizado com móveis funcionais, desenhados especialmente para atender à proposta da planta.
Vale ressaltar a escolha da paleta de cores nos tons terracota, turquesa, cinza e preto, como ponto alto do KlubHaus, usada desde a fachada até o hall dos elevadores e áreas comuns, responsável por dar uniformidade ao conjunto.
“A diversidade de usos da composição, o décor funcional dos apês, a presença de cores na fachada, os caixilhos amplos dos apartamentos e curvo em toda a quina do prédio são destaques importantes do projeto”, ressaltam.
Para o coroamento do projeto em grande estilo, o escritório ainda projetou um convidativo rooftop com salão de festas que pode ser utilizado tanto para grandes eventos ou celebrações exclusivas, caso de um drinque entre amigos, a vista privilegiada de tirar o fôlego descortina os bairros de Higienópolis e Santa Cecília.
Ficha técnica:
Local: Higienópolis, São Paulo
Área do terreno: 1.034 m²
Área construída: 4.342 m²
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2022
Arquitetura e interiores: Ilha Arquitetura – Marcia Gullo, Juliana Felicíssimo, Marisa Cristina e Michel Stein (autores); Maria Carolina Balaiuna, Jefferson Doki, e Fernanda Malerba (coordenadores); Daniel Schapira, Ian de Sá e Vinícius Almeida (colaboradores); Lara Bosica, Roberta Assunção, Gabrielli Noronha e Wilma Paulino (estagiárias)
Incorporadora: HausBau Incorporadora
Construtora: Indepy Construções
Fundação: Infraestrutura
Estrutura: Modus Engenharia
Instalações: Duall Engenharia
Paisagismo: Patrícia Junqueira
Mural: Clara Leff
Fotografia: Manuel Sá
Fotografia internas dos apartamentos: Rita Bonanata
Fornecedores:
Cobogó fachada: Solarium Revestimentos
Revestimentos e Cobogó (cobertura): Portobello