Valorização do imóvel no Distrito Federal em 2022 foi a maior entre as capitais do Brasil, com índice de 16,77%. Para especialistas, excelente desempenho não está ligado aos lançamentos em áreas consolidadas no chamado Plano Piloto, mas sim ao desenvolvimento urbano das regiões do entorno de Brasília
Após os bons resultados de 2022, as expectativas para o mercado imobiliário do Distrito Federal são as melhores possíveis em 2023. De acordo com dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o DF e seu entorno acumulou, nos 12 meses do ano passado, a comercialização de 4.590 unidades residenciais novas, um aumento de 118% quando comparada às 2.105 registradas em 2015, até então o melhor do setor imobiliário na capital federal. Segundo informações da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), em 2022 foram 24 lançamentos, totalizando 3.271 imóveis disponibilizados no mercado. Ainda de acordo com o levantamento da CBIC a valorização do imóvel no Distrito Federal foi a maior entre as capitais do Brasil, com um índice de 16,77%, contra 15,06% da média nacional.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sete das vinte cidades localizadas no Entorno do Distrito Federal (DF) tiveram crescimento populacional acima da média no último ano. Entre os municípios que mais se destacaram no aumento está Valparaíso de Goiás com 196.967 mil habitantes, Portal da Chapada dos Veadeiros, um dos principais destinos turísticos do estado, com 196.967 pessoas, Cristalina com 58.940, e Planaltina com 108.846.
Para muitos especialistas do mercado imobiliário, esse excelente desempenho do setor imobiliário do DF não está ligado aos lançamentos em áreas consolidadas no chamado Plano Piloto, tidas como mais nobres e naturalmente mais valorizadas, mas sim ao desenvolvimento urbano das regiões do entorno de Brasília, que tem recebido cada vez mais e melhores empreendimentos residenciais para atender ao crescimento populacional. É o caso do bairro planejado Reserva do Vale, um projeto da Plano Urbano Construtora, que traz elementos da cidade criativa no projeto que possui uma área de 56 alqueires, ou 2,35 milhões de metros quadrados de extensão, com capacidade para receber até 50 mil moradores. Com dois condomínios já lançados no ano passado, o empreendimento tem sido sucesso total de vendas.
De acordo com o especialista em desenvolvimento imobiliário e diretor comercial do Reserva do Vale, Emerson Vieira, essa valorização do DF e no entorno ocorre devido a diversos aspectos como localização privilegiada, como melhorias dos serviços de segurança e infraestrutura urbana mais moderna e com mais conforto. “O Reserva do Vale foi um dos grandes cases do mercado imobiliário do DF em 2022, pois é um produto bem embalado, tecnológico e muito bem planejado com um conceito inovador”, explica.
Já o especialista, que é diretor comercial do bairro planejado, explica que o Reserva do Vale será um bairro com vida própria. “É o maior projeto imobiliário da região, que inclui condomínios horizontais, parques, street malls. Ele traz uma junção de elementos de cidade inteligente e de cidade criativa, que serão utilizadas como ferramentas para transformar a forma que as pessoas vivem, moram, convivem e consomem”, define.
Além disso, Cleberson explica que a cidade inteligente usa infraestrutura e tecnologias, como a learning machine, e outras inovações para facilitar o dia a dia dos usuários do espaço. Já a cidade criativa estimula o engajamento com a arte, cultura, a história, a gastronomia, a música e todas as formas de arte para criar ambientes mais harmônicos e sociáveis. Ela desperta o senso de comunidade e torna os cidadãos como protagonistas do lugar. “A cultura, a criatividade e o conhecimento são matérias-primas e os únicos recursos que não se esgotam. Quanto mais utilizados, mais se multiplicam e se renovam”, diz.
O consultor e especialista imobiliário Cleberson Marques, ainda explica que um bairro bem planejado que traz elementos de cidade criativa atrai investidores e, consequentemente, aumenta o valor imobiliário de uma determinada região. “O Reserva do Vale é um caso interessante nessa região do Entorno, pois é uma empreendimento cuidadosamente planejado para oferecer aos seus moradores uma vida mais tranquila e com autonomia, sem a necessidade de ter de se deslocar para outro centro para ter acesso a serviços, comércio e lazer, e tudo isso com segurança. E para quem está pensando em investir, a região traz ótimas perspectivas de valorização”, argumenta.
*Segurança e convivência*Segundo Emerson Vieira, os investimentos em segurança e áreas de convivência são os destaques do Reserva do Vale. “O bairro vai ter instalação de câmeras de segurança em todo o empreendimento, haverá também contratação de equipes de vigilância e o monitoramento 24 horas por dia. Além disso, o projeto inclui vias amplas e bem iluminadas, ciclovias, áreas verdes e espaços de lazer para toda a família”, detalha.
O empreendimento também oferece uma ampla infraestrutura, com rede de água, esgoto, eletricidade e internet de alta velocidade, o que garante mais conforto e comodidade para seus moradores.