Dificuldade para calcular viabilidade financeira é um dos desafios para que pequenas incorporadoras acessem crédito

A digitalização é um dos caminhos que vem colaborando para que as empresas superem esse problema e consigam financiamento. A Makasí criou uma ferramenta gratuita que usa tecnologia para simplificar e agilizar a análise de viabilidade financeira de projetos imobiliários.

Apesar de serem responsáveis por 80% de tudo que é construído no Brasil, pequenas e médias construtoras e incorporadoras locais ainda têm dificuldade de acessar crédito profissional. Um dos principais entraves que essas empresas encontram é a dificuldade de fazer uma boa gestão de recursos e demonstrar a viabilidade financeira da obra que será executada. O uso de tecnologia é um dos caminhos para superar este desafio, mas esbarra em outra questão: o setor ainda precisa avançar mais na digitalização. 

Esse é o caso de Thiago Morgan, um dos sócios fundadores da River Investimentos, que possui extensa experiência assessorando investimentos no mercado imobiliário, e agora vai passar a incorporar empreendimentos próprios. Neste novo início profissional, calcular a viabilidade de empreendimentos imobiliários tem se tornado um grande desafio para o executivo, visto que o custo do crédito, essencial para financiar novos projetos, oscila de acordo com fatores macroeconômicos, impactando diretamente o planejamento e a rentabilidade das obras.

Vivenciando diariamente as dores das pequenas e médias incorporadoras – no Brasil,  80% dessas empresas nunca acessaram crédito profissional para seus projetos – a Makasí, fintech que une crédito e produtos bancários especializados a uma plataforma de gestão para viabilizar recursos para construtores, criou a ferramenta digital gratuita Makasí Business, desenvolvida para facilitar a criação e análise de viabilidade financeira e o planejamento de empreendimentos imobiliários. A plataforma permite que incorporadoras cadastrem seus empreendimentos, configurem suas características e criem viabilidades financeiras da obra, com um cronograma físico-financeiro. Dessa forma, é possível simular conforme a necessidade e obter a precificação do crédito com base nas particularidades de cada operação, avaliando as condições que melhor a atendem.

A plataforma foi criada para oferecer um ambiente integrado para que incorporadoras possam planejar seus empreendimentos de forma estratégica. O acesso é feito por meio do site da Makasí, no qual é realizado o cadastro da empresa, e  uma vez dentro da plataforma, é possível começar a cadastrar os empreendimentos inserindo informações básicas, como o nome, Valor Geral de Vendas (VGV), localização, área construída, número de unidades e data prevista para o início e término da obra.

Após cadastrar o empreendimento, a solução oferece funcionalidades como a simulação e análise de viabilidade financeira em tempo real, permitindo ajustes no orçamento antes da busca por financiamento, e o cálculo automático de custos, margens de lucro, ROI e TIR, que ajuda a reduzir riscos e a melhorar o planejamento financeiro.  

Com o uso da tecnologia da Makasí, Thiago passou a conseguir simular diferentes cenários de financiamento, com o custo total do crédito e taxas de juros personalizadas para sua operação, além de visualizar indicadores financeiros importantes para avaliar seu sucesso. “Sei o quanto a viabilidade financeira de um empreendimento depende de um planejamento sólido e do acesso a crédito nas melhores condições. Agora, ao iniciar minha própria jornada como incorporador, contar com a tecnologia tem sido fundamental para otimizar esse processo”, diz Thiago, que foi um dos primeiros usuários da Makasí Business. “Ela não apenas me ajudou a reduzir riscos, mas também ajudou a garantir que cada projeto seja viável e sustentável desde o início”.

O Makasí Business também auxilia na geração de indicadores financeiros do empreendimento, comparando com uma situação sem financiamento, auxiliando na tomada de decisão e no refinamento das condições de crédito, e na autonomia na gestão dos dados do empreendimento, sem que haja a necessidade de intermediários para realizar simulações ou acessar informações financeiras.  

Ao final do processo, caso a viabilidade esteja de acordo com a operação e a proposta de crédito seja satisfatória, é possível solicitar o financiamento do empreendimento diretamente pela plataforma, na qual a incorporada pode acompanhar todo o progresso do projeto de forma digital e automatizada, com ferramentas de gestão de obra, liberação de recursos conforme o avanço da construção e medições quinzenais.

“Ao digitalizar um processo que antes era manual, despadronizado e muitas vezes com erros nos cálculos, nós trouxemos objetividade e agilidade para a tomada de decisão sobre viabilidade de projetos e avaliação de crédito para os mesmos. Com isso nós conseguimos avaliar de forma mais segura e eficiente o crédito para muito mais empresas, desde as pequenas, ajudando a democratizar o acesso à crédito para construção., afirma Caio Bonatto, CEO da Makasí.