Curitiba é primeira capital da América Latina com selo Active Score nível platinum

Com apenas sete edifícios ao redor do mundo com o selo Active Score Platinum, certificado internacional que representa o mais alto reconhecimento em walkability foi concedido ao empreendimento residencial The Pineyards, da incorporadora GT Building

Curitiba reforça sua posição de cidade modelo ao conquistar o selo Active Score nível platinum, um certificado internacional concedido apenas aos empreendimentos que se destacam em walkability, ou seja, projetos que priorizam a facilidade de se locomover a pé ou por meios alternativos não poluentes. A avaliação considera diversos critérios, como a infraestrutura e os serviços que incentivam a mobilidade ativa. Isso inclui modais que vão além de bicicletário, flexibilidade para expansão futura dos modais, wayfinding — refere-se à sinalização e ao design que auxiliem as pessoas a navegar de forma eficiente, intuitiva e segura em um ambiente construído, promovendo a atividade física —, redução das emissões de carbono e instalações acessíveis aos moradores.

O nível do selo é definido por um sistema de pontuação que avalia o desempenho do empreendimento:

  • Certified: – 0 a 39 pontos;
  • Silver: 40 a 59 pontos;
  • Gold: 60 a 79 pontos;
  • Platinum: 80 a 100 pontos;

Alinhada às mais recentes tendências de sustentabilidade, a GT Building conquistou o certificado Active Score Platinum com o empreendimento residencial The Pineyards, localizado no bairro Cabral. O projeto incorpora conceitos que promovem um estilo de vida mais ativo, consciente e saudável. Um exemplo é o walkability ou “caminhabilidade”, que proporciona aos moradores acesso fácil a serviços e atrativos locais a poucos metros de casa. A infraestrutura foi planejada para incentivar caminhadas e o uso de transportes alternativos, promovendo a mobilidade ativa e a integração com o entorno. Além disso, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, a incorporadora neutralizará todo o carbono emitido durante a construção, apoiando a conservação de 7 hectares da Reserva Natural das Águas, uma área de preservação da Mata Atlântica.

Ao redor do mundo, apenas sete edifícios possuem o selo Active Score Platinum. Para o diretor de operações da GT Building, Mauricio Fassina, obter essa certificação é mais uma demonstração dos esforços da incorporadora em construir um futuro mais sustentável na construção civil. “Receber esse reconhecimento internacional, tornando-nos a primeira incorporadora a conquistar o selo Platinum, reforça nossa missão e comprometimento com o futuro do planeta. A sustentabilidade é um dos pilares centrais de todos os empreendimentos da GT”, comenta.