Por Julio Viana, cofundador e CEO da Plaza
O mercado de locação tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos. Em 2022, o Brasil tinha 74,1 milhões de domicílios, sendo 85% casas e 14,9% apartamentos, segundo a Pnad Contínua do IBGE. Desse total, 21,1% eram alugados, um aumento em relação a 2016 (18,5%) e 2019 (19,3%). Com base nessa trajetória, é possível prever que, nos próximos anos, o número de imóveis alugados no país pode alcançar entre 20 e 25 milhões.
O aumento das taxas de juros, a volta do trabalho presencial, o aumento significativo do preço dos imóveis criam uma tempestade perfeita, onde há muito mais pessoas procurando imóvel para alugar do que imóveis disponíveis. Isso também cria uma sobrecarga nas imobiliárias brasileiras, que recebem uma avalanche de pessoas interessadas e solicitações.
Além disso, a demanda por atendimento ultrapassa o horário comercial tradicional, revelando um novo desafio para o setor. Enquanto antigamente os leads ligavam nas imobiliárias, agora eles vêm pelos portais imobiliários, pelo WhatsApp, Google, pelo Instagram e Facebook, revelando um desafio para o setor.
A inteligência artificial surge como uma aliada estratégica para enfrentar esse cenário. Desde a popularização de soluções como o ChatGPT e o uso massivo do WhatsApp no Brasil, tornou-se possível oferecer um atendimento mais ágil, inteligente e com um toque humanizado.
No entanto, seu impacto vai muito além do atendimento ao cliente. Ferramentas de IA estão ajudando corretores e imobiliárias em múltiplas etapas do processo, como atendimento, avaliação de preços, criação de mídia personalizada, elaboração e revisão de contratos, coach para corretores, análise de dados de mercado e até mesmo a utilização de home staging virtual. Com isso, os corretores estão se tornando mais produtivos, conseguindo entregar mais valor em menos tempo.
O avanço da inteligência artificial é uma oportunidade para reimaginar o futuro do setor imobiliário, trazendo mais eficiência e, acima de tudo, uma experiência mais rica e personalizada para todos os envolvidos.
Se em apenas dois anos de utilização do ChatGPT já testemunhamos mudanças tão profundas, imagine os próximos dez anos. A OpenAI está desenvolvendo o ChatGPT 5, com lançamento previsto para 2025. Este novo modelo promete ser significativamente mais avançado do que o ChatGPT 4, que já tem sido um divisor de águas. O que ele será capaz de realizar? O futuro do mercado imobiliário pode ser radicalmente transformado e muito diferente do que conhecemos hoje.
- Como a IA está transformando o mercado de locação no Brasil
- Além da moradia: os benefícios atrelados à liquidez imediata de um imóvel
- Plataforma Pagadoria do Rendimento/pay aperfeiçoa o gerenciamento de comissões no mercado imobiliário
- Inadimplência condominial atinge 13,07% no Brasil, diz uCondo
- Makasí levanta R$ 120 milhões com a RBR Asset para financiar construções