Além da moradia: os benefícios atrelados à liquidez imediata de um imóvel

Por Daniel Gava, CEO e fundador da Rooftop

Nos últimos anos, o mercado imobiliário brasileiro passou por uma notável expansão, trazendo soluções inovadoras que facilitaram, principalmente, o processo de aquisição de imóveis. Desde a virada do século, surgiram múltiplos mecanismos e instrumentos financeiros que simplificam o financiamento e a obtenção de recursos para compra ou construção de propriedades. Por outro lado, porém, à medida que o acesso a moradias acabou tornando-se uma realidade mais acelerada e palpável para o setor, o mercado também passou a criar novos nichos e segmentos, que permitem aos proprietários utilizarem seus bens para diferentes finalidades, inclusive, como forma de acesso rápido à capital. 

A possibilidade de obtenção de liquidez imediata a partir de um imóvel hoje representa uma estratégia financeira pra lá de atrativa para quem busca recursos de forma instantânea. Isso porque, a prática permite transformar um ativo imobiliário, tradicionalmente reconhecido pela sua baixa liquidez, em um capital desburocratizado e flexível para qualquer tipo de finalidade, sem a necessidade de se desfazer do bem de forma definitiva e irreversível.

Este, aliás, é um dos principais benefícios atrelados à prática. Graças ao fato do processo de obtenção dos recursos ser mais ágil em comparação a outros métodos de obtenção de capital, a liquidez imediata no âmbito imobiliário passou a ser vista como uma alternativa importante principalmente para atender a necessidades financeiras mais urgentes, sobretudo a organização de dívidas, independente de origem e natureza.  

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Brasil registra atualmente mais de 68 milhões de pessoas inadimplentes. Isso significa que quatro em cada dez brasileiros financeiramente ativos estão endividados. Por isso, a possibilidade de liquidez imobiliária representa uma forma de assegurar um montante significativo para a regularização da sua situação, mesmo diante de um eventual acesso restrito a linhas de crédito tradicionais.

Outro benefício importante atrelado ao modelo está no fato de proporcionar o acesso ao capital sem a necessidade de se desfazer do patrimônio ou, sobretudo, precisar recorrer a enormes descontos, como tradicionalmente acontece no caso de vendas urgentes. Até porque, hoje, o produto que oferece a liquidez imediata do imóvel  possibilita ao proprietário não só a chance de levantar o capital sem precisar deixar de morar em sua propriedade, como também a oportunidade de recomprá-lo após a regularização de sua situação jurídica e financeira ou receber um valor excedente caso o imóvel seja comercializado a terceiros.

Indo além, essa opção se destaca ainda pelo auxílio jurídico e financeiro associado à liquidez financeira, a fim de assegurar a resolução desses desafios de forma estratégica e com o apoio de profissionais qualificados que, eventualmente, podem evitar até mesmo o leilão do imóvel. 

Hoje, a possibilidade de assegurar uma liquidez instantânea de um bem representa uma evolução significativa para o setor imobiliário, proporcionando aos proprietários uma possibilidade de acesso ao capital e a reorganização de suas finanças sem abrir mão do lar. Tanto é que, não vejo exagero em afirmar que tal possibilidade é capaz, inclusive, de redefinir o conceito de patrimônio, provando que a casa própria pode ser mais do que uma propriedade, mas sim uma virada de chave para um futuro financeiro equilibrado.