Construção do empreendimento exigiu atenção redobrada devido à complexidade do projeto
A Thá Engenharia entregou no último mês o Bosco Centrale, dos incorporadores GT Building, Grupo Gadens e Teig Empreendimentos Imobiliários. Com aproximadamente 18 mil m² de área construída, 22 andares e 99 unidades residenciais de 107 m², o empreendimento se destaca pela sua magnitude e bosque vertical que traz o verde para o centro da cidade.
O Bosco Centrale apresenta características únicas, como uma piscina na cobertura com borda infinita, paisagismo nas sacadas dos apartamentos e uma impressionante parede verde na área comum. Para se ter uma ideia, foram utilizados 5.800 m³ de concreto, 652 toneladas de aço, 28 mil quilos de alumínio e 2916 m² de vidro. Os materiais de alta qualidade contribuíram para a solidez e estética do edifício.
Desde o início, a construção do empreendimento foi desafiadora, exigindo um cuidado especial devido à localização privilegiada no coração da cidade e aos aspectos diferenciados em relação às obras tradicionais. A rua movimentada em que o prédio se localiza exigiu precauções especiais para garantir a segurança das construções vizinhas. Durante diferentes etapas do projeto, foi necessário bloquear temporariamente a rua para a montagem, desmontagem de equipamentos e transporte de materiais.
“Um dos bloqueios mais notáveis ocorreu durante a concretagem do bloco de fundação central do prédio, que envolveu mais de 400 m³ de concreto, incluindo a utilização de gelo para resfriamento. Além da complexidade na execução da piscina que está no rooftop, no qual foi necessário içar o vidro, que pesava mais de 1 tonelada, para montar a estrutura. A equipe de engenharia trabalhou diligentemente para evitar quaisquer acidentes, tendo em vista a proximidade com outras edificações”, declara o coordenador e obras da Thá Engenharia, Rafael Tyszka.
Bosque Vertical
O empreendimento é um dos únicos do Brasil a possui esse visual e foi inspirado no famoso edifício Bosco Verticale, localizado em Milão (Itália). Todos os moradores têm uma vista privilegiada para o bosque vertical, que possui um sistema de irrigação totalmente automatizado, instalado em toda a fachada do edifício. Além disso, foram instaladas placas fotovoltaicas com capacidade de geração de 2800 KW/H, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética.
O rooftoop do empreendimento também conta com um paisagismo especial para que os moradores se sintam em um verdadeiro paraíso ao ar livre. A vegetação exuberante envolve toda a estrutura, enchendo o ambiente com cores, texturas e aromas, criando uma atmosfera de conexão com a natureza em meio à agitação urbana.
A piscina a céu aberto oferece aos moradores uma vista impressionante do centro de Curitiba. É um local perfeito para relaxar e desfrutar do sol, proporcionando momentos de lazer e tranquilidade em meio a um ambiente sofisticado e contemporâneo.