Em média, são gastas 480 horas por ano com análises manuais de matrículas de imóveis. A R.E.A proporciona uma análise e leitura com rapidez, segurança e assertividade.
Operações que dependem de documentos são fundamentais para atribuir validade jurídica às empresas, porém, este procedimento pode ser lento e burocrático. Para solucionar o gargalo nos fluxos operacionais, a Suite Docket fornece toda a infraestrutura para este processo, de ponta a ponta, por meio da tecnologia.
Visando trazer mais agilidade para o mercado imobiliário, a Docket desenvolveu a Real Estate Analysis (R.E.A.), um sistema que faz a pré-análise de matrículas de imóveis de forma rápida, segura e eficiente. Com menos de um minuto, a inteligência artificial é capaz de realizar a leitura da matrícula, gerando a classificação dos dados e demonstrando a extração das principais informações daquele documento. Dessa forma, é possível diminuir até 40% do tempo de análise da matrícula, além de reduzir o índice de erro humano, minimizando o risco das operações.
Inovação no setor imobiliário com Inteligência Artificial
A análise de matrícula de imóveis é um processo fundamental para a execução de operações, tais como: home equity, financiamento imobiliário, crédito com garantia imobiliária (CGI) e compra e venda de imóveis. Tradicionalmente, essas análises precisam ser feitas manualmente pelo time de backoffice ou pelo responsável pela operação. Mas, com a solução da Docket, é possível transformar processos que levavam horas em minutos.
Um profissional da área de backoffice leva, em média, de 10 a 15 minutos para analisar de 3 a 5 páginas das matrículas de imóvel. Portanto, ao longo de um ano, são gastas cerca de 480 horas com análises manuais de documentos, de acordo com cálculos feitos pela Docket com seus clientes.
A inteligência artificial da R.E.A. se desenvolve por meio de técnica de machine learning, no qual a máquina é treinada para aprender a ler e identificar as informações necessárias do nicho imobiliário em contextos distintos. Com a solução, após a pré-análise, as principais informações da matrícula de imóvel são extraídas e disponibilizadas ao usuário de forma segura seguindo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Para desenvolver a acurácia da R.E.A, o laboratório de inteligência artificial da Docket realiza pesquisas e estudos sobre termos relacionados ao Real Estate Deep Learning, com um robô exclusivo para estudo e aprendizado de termos e sinônimos do documento e das operações do nicho imobiliário.
“O nível de agilidade e assertividade da solução automatizada da Docket indica alta precisão dos resultados e baixo risco de erro, o que traz segurança para a tomada de decisão. Além disso, proporciona um ganho de escala nas operações, reduzindo os custos”, explica o CEO da Docket, Pedro Roso.
Dessa forma, a tecnologia da Docket é fundamental pela sua capacidade de análise e leitura, que traz rapidez, segurança e assertividade.
Benefícios para o mercado
A R.E.A. foi criada para ser um apoio para profissionais que precisam ler e analisar matrículas de imóveis em suas rotinas, como empresas do mercado imobiliário e escritórios jurídicos imobiliários. O principal foco do produto é otimizar o tempo, auxiliar e agregar valor ao modelo de negócio das empresas.
Dentre as principais vantagens da R.E.A, temos: relatórios automatizados com informações de descritivo inicial do imóvel (localização, primeiro proprietário, inscrição, composição); sinalização sobre quem é o atual proprietário (o que assegura que o imóvel em garantia esteja realmente no nome daquela pessoa); garantia de que o imóvel esteja desembaraçado de ônus. Além destes pontos, o algoritmo também faz uma pré-análise que permite saber se o imóvel possui ou não algum impedimento, avaliando pontos que possam identificar situações, como: usufruto, alienação fiduciária e hipoteca.
A R.E.A resolve ainda desafios comuns da rotina de quem executa a leitura da matrícula, como a falta de qualidade e legibilidade. O sistema consegue identificar e extrair as informações mesmo com partes ilegíveis, além de tarjas ou carimbos sobre informações importantes. Ela também traz o resumo compilado das informações no topo do arquivo, que é tão necessário em matrículas mais antigas que podem ter dezenas de páginas.
“A Docket investe constantemente em inovação e tecnologia, levando ao mercado soluções mais eficazes e inteligentes para processos que geralmente são morosos e suscetíveis a erros. Focamos em gerar escalabilidade e crescimento exponencial para os clientes, como é o caso quando desenvolvemos a R.E.A”, diz Rodrigo Lopes, CTO e Co-founder da Docket.
Atualmente, uma das maiores plataformas de compra e venda de apartamentos residenciais do mundo — a Loft — é cliente da Docket, utilizando a R.E.A e outras soluções para otimizar os fluxos operacionais. A startup, que se tornou unicórnio recentemente, gerenciou e analisou, em 2021, mais de 15 mil matrículas de imóveis na plataforma da Docket, tendo a tecnologia e inteligência artificial como grande aliada para o seu crescimento.
Fundada em 2016, a Docket já está presente em 80% dos municípios do Brasil e, em 2021, cresceu 142% em comparação com 2020, com grandes clientes que correspondem a 35% das empresas listadas em bolsas de valores.
As empresas utilizam a plataforma para acelerar operações como financiamento imobiliário, crédito com garantia imobiliária (CGI), due diligences e home equity, entre outras modalidades. A Docket figura como destaque na Lista Govtech 2021 entre as únicas sete empresas brasileiras que mais geram impacto positivo no mercado espanhol e latinoamericano.