Eletrodomésticos são essenciais para as tarefas de casa, mas, quando não utilizados com frequência acabam ocupando espaço sem a devida utilidade no dia a dia. Uma forte tendência do mercado de aluguel, assinatura ou serviços por aplicativo, como Uber e Netflix, chega também ao segmento de utensílios domésticos e prevê praticidade, flexibilidade e economia.
Uma parceria firmada pela Vila 11, empresa nacional que desenvolve, administra e opera residências para locação long-stay em São Paulo, com a Tuim, startup de locação de móveis por assinatura, traz ao Brasil o primeiro Smart Locker com utensílios e eletroportáteis para residências, o TuimBox. O projeto visa o consumo consciente e inteligente de itens domésticos e oferece liberdade para usar esses itens sempre que necessário, sem a necessidade de ter e investir no bem.
A Vila 11 recebe o TuimBox, em primeira mão, no empreendimento na Vila Madalena, bairro da Zona Oeste de São Paulo. São disponibilizados utensílios para uso On Demand, entre eles batedeira, multiprocessador, fritadeira elétrica, forno elétrico para pizza, aspirador robô, parafusadeira, kit de ferramentas, entre outros itens, para locações com valores a partir de R$ 20 reais a diária. A disponibilidade dos aparelhos e o desbloqueio dos armários é realizada diretamente por aplicativo, com uso de QR Code. O morador pode visualizar os itens disponíveis no locker com portas de acrílico, escolher o item e o tempo de uso e, rapidamente, acessá-lo. Todo o pagamento é feito por meio de cartão de crédito pelo app.
Segundo Ricardo Laham, CEO da Vila 11, a parceria está relacionada à visão da empresa e de seus moradores, que preferem ter a liberdade de escolher onde morar de acordo com os diferentes momentos da vida. “Seja pelo trabalho, pelos estudos ou constituição familiar, o aluguel de um imóvel deve oferecer a liberdade e flexibilidade para mudar, seja para espaços maiores ou outras localizações na cidade. Assim é a dinâmica da vida cotidiana que se traduz em uma tendência muito forte das pessoas preferirem o benefício do uso de um bem sem precisar comprá-lo criando vínculos de obrigações e despesas agregadas de manutenção ou reposição”, comenta Laham.
Para Pamela Paz, CEO da Tuim, o TuimBox chega ao mercado para repensar o consumo de utensílios para casa. “Oferecemos ao morador não só eletroportáteis on demand, mas a possibilidade de vivenciar diferentes experiências em casa sem grandes investimentos, sem ocupar espaço e sem se preocupar com a manutenção dos itens”, comenta.
Mobília completa
Outra facilidade da parceria com a Tuim é o fornecimento de móveis para os apartamentos da Vila 11. Os moradores contam com catálogo completo para mobiliar qualquer ambiente. As assinaturas podem ser feitas por períodos a partir de 2 meses, com a possibilidade de trocar algum móvel sempre que desejado. Além disso, a empresa oferece total suporte no período do contrato, bem como a manutenção de limpeza após cada devolução.
“Alugar móveis e eletrodomésticos é fator complementar neste cenário, pois permite a flexibilidade de tamanhos e designs, resolve as dores do transporte nas mudanças ou necessidade de novas compras para substituição, por exemplo”, conclui Laham, CEO da Vila 11.