No setor imobiliário, chatbots e assistentes virtuais são ferramentas cada vez mais utilizadas para dar suporte aos corretores na captura de leads (clientes em potencial), tornando a comunicação mais eficiente e aumentando a perspectiva de vendas. A Botmaker, empresa de tecnologia voltada para automatizar vendas e atendimento a clientes, e a Lopes, empresa de soluções integradas de intermediação, consultoria e promoção de financiamentos de imóveis, realizaram a automatização do portal de atendimento para acrescentar a possibilidade de contato por chat e whatsapp pelos clientes que buscam imóveis.
A estratégia, implementada pela Botmaker com o apoio e definição da Lopes, envolveu a automatização do portal adequando ao protocolo de atendimento do mercado imobiliário, especialmente no caso de lançamentos: cada cliente deve ser atendido por um corretor diferente para garantir que todos tenham acesso à oportunidade de intermediação e ao comissionamento. De acordo com a Lopes, houve um crescimento relevante na geração de leads desde a implementação do novo portal, sendo que 80% dos leads entrantes via portal Lopes passam pelo chatbot e são recepcionados pelo CRM da empresa.
Como funciona
Ao acessar www.lopes.com.br, o cliente interessado preenche uma ficha com dados de contato e tem quatro opções de retorno: telefone, e-mail, Whatsapp e chat – as duas últimas integradas pela Botmaker. Automaticamente, o bot recebe e identifica os dados e a roleta cria um mecanismo para encaminhar o lead a um corretor online no sistema, seguindo uma fila. Por meio de duas APIs implementadas pela Botmaker – uma que reconhece o login do corretor e, a outra, o tipo de produto – o corretor é direcionado ao cliente. “Com a utilização das soluções da Botmaker, aprimoramos as interações dos clientes com nossos corretores, com a otimização do tempo de atendimento e maior qualidade para o cliente final”, destaca Renan Godoi, gerente de Produto da Lopes, empresa há 86 anos no mercado brasileiro e que conta com mais de 9 mil corretores associados.
Com um motor próprio de inteligência artificial, a plataforma da Botmaker ajuda as empresas a automatizar vendas, atendimento ao cliente e campanhas de marketing, entre outras frentes. “Nossos chatbots são capazes de interagir com usuários, receber pedidos, realizar compras, executar transações, atender clientes, informar sobre funcionamento da empresa ou enviar conteúdos, tudo através da conversação de texto ou voz”, completa Alfredo Bitencourt, head de Sales da Botmaker.