Alta demanda em regiões como Praia Brava, ao lado de Balneário Camboriú, vem gerando um reflexo inevitável: o lançamento de empreendimentos que atendam a essa nova dinâmica do mercado.

Santa Catarina já é sinônimo de empreendimentos luxuosos que desafiam os limites da arquitetura urbana — principalmente no litoral do Estado, como em Balneário Camboriú (BC), conhecida mundialmente por suas “mansões suspensas”. No entanto, a perspectiva é que a região seja a próxima parada para um novo modelo de empreendimento e que vem mirando cada vez mais novos patamares de sofisticação: o short stay, ou locação por curta temporada.
A alta procura por essa modalidade de locação em Praia Brava, que fica ao lado da badalada BC, por exemplo, se deve ao registro de crescimento econômico acelerado, aspecto que tem atraído investidores atentos às transformações do setor.
De acordo com Fernando Menon, sócio-proprietário da Felicità Imóveis, uma das principais imobiliárias do litoral catarinense, o mercado de aluguel na região — tanto em Praia Brava, quanto em BC — é extremamente aquecido, mas com baixa oferta frente à alta demanda.
“Há grande procura por parte de estudantes, empresários e profissionais ligados ao Porto de Itajaí, além dos diversos eventos que vêm sendo realizados na região. E esse público aluga imóveis por dois, três meses e, muitas vezes, está disposto a pagar mais do que no aluguel tradicional”, explica Menon.
Somado isso à demanda do turismo, é possível perceber que a taxa de ocupação durante todo o ano é constante, mas com picos no fluxo na alta temporada, o que gera altíssima rentabilidade no verão.
Short stay Premium
A demanda alta por aluguel no estilo short stay, de imóveis de alto padrão tem resultado em um movimento inevitável: o lançamento de empreendimentos voltados especificamente para o público de curta temporada. Para André Pereira, sócio da NF Empreendimentos, a expectativa é que, nos próximos anos, diversos empreendimentos sejam lançados para atender a essa exigência do mercado, que tem crescido ano após ano.
Para se ter uma ideia, a região deve receber, ainda nos próximos meses, o primeiro empreendimento premium voltado exclusivamente ao segmento. “A proposta é clara: oferecer o conforto e os serviços de um hotel cinco estrelas, com a privacidade e segurança de um imóvel residencial”, afirma André sobre o novo condomínio vertical batizado como RARO.
O empreendimento, que terá cerca de 50 andares, contará com três pavimentos de lazer, incluindo piscinas (aquecida e ao ar livre), restaurante de alto padrão e uma academia de mais de 300 m². Tudo isso com vista para o mar.
A promessa de mais dinheiro no bolso do investidor
Segundo Fernando, da Felicità, o prédio que será lançado em Praia Brava — e que terá unidades a partir de 45 m², além de outras com potencial de atingir até 104 m² (graças ao mezanino e pé-direito duplo) — deve atrair investidores que buscam prioritariamente retornos consistentes com a chamada renda passiva. “Por ser um produto direcionado ao modelo short stay, a expectativa é de que o rendimento com renda passiva seja cerca de 100% superior ao de um imóvel alugado em contrato anual”, afirma.
A previsão é que os valores dos apartamentos partam de R$ 780 mil, dependendo da metragem e dos diferenciais de cada unidade. No entanto, com a valorização do metro quadrado nessa região [Praia Brava — que, nos últimos 12 meses, apresentou média de 14% ao ano, cerca de 60% a mais que a média nacional] deve ser um fator decisivo para o convencimento do investidor.
“Esse modelo tem se tornado mais atrativo especialmente para os que priorizam praticidade. E, aliado a um serviço de gestão profissional — hoje já existem empresas especializadas nesse ramo —, elimina as dores de cabeça da administração direta, que vinha sendo um dos principais fatores que antes afastavam muitos investidores desse formato”, conclui Fernando Menon.
- Apartamentos garden: jardins privativos proporcionam lifestyle mais próximo da natureza
- Depois das mansões suspensas, litoral catarinense quer conquistar investidores com o Short Stay Premium
- Cury vende em uma semana todas as unidades de empreendimento na Zona Sul de São Paulo
- AGL assume controle acionário da HIEX Empreendimentos
- MRV Incorporação atinge R$ 2,9 bilhões em lançamentos em Prévia Operacional do 1T25