Com potencial de valorização de até 30%, imóveis de pequeno porte reúnem funcionalidade, conforto, mobilidade e liberdade
A crescente urbanização nas últimas décadas vem moldando o mercado imobiliário no Brasil. Conforme apontado pela FipeZap, desde os anos 1980, regiões densamente povoadas têm impulsionado a criação de imóveis compactos em áreas valorizadas, como os apartamentos studios, que se consolidam como uma opção viável para quem busca um investimento seguro e rentável. Com um valor inicial mais acessível e um potencial de valorização de até 30% entre a compra na planta e a entrega, esses imóveis tornaram-se protagonistas no aumento acelerado dos preços, como indicado pelo índice de maio de 2024.
Nos últimos cinco anos, os apartamentos do tipo studio, com menos de 40 m² e sem divisões internas, registraram um crescimento expressivo nas principais cidades do país. Especialistas em investimentos imobiliários apontam a rentabilidade na locação como um dos maiores atrativos desses imóveis. “Com alta demanda para locações de curta temporada (short stay), os studios atendem a um público que valoriza conforto e praticidade no dia a dia, oferecendo serviços como limpeza, academia e estacionamento”, explica o diretor comercial da GT Building, Rodolfo Baggio.
Flexibilidade e rentabilidade
A flexibilidade é um dos principais fatores que tornam esse formato mais atraente para investidores. Esses espaços podem ser facilmente adaptados para aluguéis de longa, média ou curta duração, especialmente em plataformas como Airbnb e Booking. A escolha da localização é fundamental; áreas com boa infraestrutura, transporte público e serviços essenciais são determinantes para o sucesso do investimento. O perfil dos moradores, predominantemente entre 29 e 49 anos, reflete um público que busca independência e praticidade, atraído por regiões centrais e nobres, como demonstra o levantamento da Brain Inteligência Estratégica sobre o perfil do investidor imobiliário.
“A manutenção simplificada de espaços menores não só reduz os custos com o imóvel, como também agiliza as tarefas domésticas. Eventuais reformas tendem a ser mais econômicas e, com aluguéis mais acessíveis, os studios apresentam alta rotatividade no mercado”, afirma Rodolfo.
Studios decorados e compactos
A tendência dos apartamentos studios se consolida como uma resposta às demandas do mercado contemporâneo, combinando praticidade, conforto e tecnologia em um só espaço. O All Batel, empreendimento da GT Building, exemplifica essa transformação, oferecendo unidades prontas para novos moradores e investidores que buscam um estilo de vida moderno e integrado. Com opções de studios decorados em um design contemporâneo e sofisticado e uma estrutura voltada para o aproveitamento inteligente dos espaços, o empreendimento oferece infraestrutura completa e está localizado em uma área privilegiada de Curitiba. Além de atender às expectativas de conforto e funcionalidade, o empreendimento se destaca pela qualidade dos acabamentos.
Os apartamentos variam de 17 m² a 35 m² e foram projetados para proporcionar comodidade e eficiência. O All Batel é ideal tanto para quem busca um lar urbano e moderno quanto para investidores que desejam rentabilizar seu patrimônio. “Seguindo a tendência global de compartilhamento de espaços, o All Batel oferece uma variedade de comodidades, incluindo cafeteria, pet care, áreas de convivência, lavanderia compartilhada e um rooftop com piscina de borda infinita. Além disso, os moradores têm acesso a serviços pay-per-use, que podem ser agendados por meio de um aplicativo exclusivo, como limpeza, manutenção e atividades personalizadas, incluindo treinamento e passeios para pets”, conta o diretor de projetos, Marcello Malucelli Thá.
A tecnologia está plenamente integrada ao empreendimento, com acessos automatizados que minimizam o contato físico, como catracas e fechaduras acionadas por sensores e biometria. Para locações de curta temporada, o uso de QR codes e chaves virtuais simplifica o processo de entrada, garantindo segurança e praticidade. Inovações como torneiras automáticas e equipamentos de desinfecção nas áreas comuns reforçam o compromisso do All Batel com a saúde e o bem-estar de seus moradores.
- Alphaville alcança EBITDA de R$ 62 milhões no 3T24 e R$ 112 milhões no acumulado do ano
- CMI/Secovi-MG reúne empresários e especialistas do mercado imobiliário em Belo Horizonte no dia 26 de novembro
- Mercado imobiliário de alta renda: o que esperar dos próximos anos?
- 5 razões para investir em imóveis compactos de alto padrão
- Indicador ABRAINC-Deloitte: Mercado imobiliário segue aquecido para o segmento econômico Minha Casa, Minha Vida e estável no segmento de Médio e Alto Padrão