A Método Potencial Engenharia – uma das empresas mais destacadas e reconhecidas do setor de Engenharia e Construção do Brasil – conquistou a 3ª posição na pesquisa “As Melhores em Gestão de Pessoas 2019“, na categoria entre 1.501 e 3.000 funcionários. Conduzida pela Mercer, em parceria com o Valor Econômico, a pesquisa premiou, nesta segunda-feira (28/10), as 35 melhores companhias, por suas práticas, políticas de Recursos Humanos e benefícios para os colaboradores. A Método foi a única empresa do setor de engenharia premiada. Ao todo, 110 empresas, tanto nacionais quanto multinacionais, participaram da edição deste ano.
A pesquisa “As Melhores em Gestão de Pessoas 2019” é realizada com o objetivo de avaliar as empresas em dimensões como ambiente de trabalho saudável, carreiras atrativas, liderança responsável, agilidade organizacional, cultura de integridade e políticas de inclusão e, desde 2018, inclui um índice de prosperidade, que mede o tema no âmbito da organização da força de trabalho e do funcionário como indivíduo.
Os dados revelam que o nível de engajamento entre as empresas premiadas foi de 93,7%, ante 86,4% da média de todas as empresas pesquisadas. Já o índice de prosperidade das 35 melhores empresas foi de 84,8%, enquanto a média geral foi de 75,4%.
A Método alcançou nota 92 na pesquisa, com um nível de engajamento de 94%. Dentre as dimensões mais bem avaliadas pelos funcionários estão cultura de integridade (90%), indivíduos prósperos (90%), agilidade organizacional (89%), liderança responsável (88%) e carreiras atrativas (87%).
Em 2019, a empresa está se preparando para retomar programas como bonificações, participação nos lucros e resultados e outros benefícios que deixaram de ser praticados como reflexo da crise que afetou o setor da construção civil nos últimos anos. Para Marcia Amore, diretora da Desenvolvimento Humano da Método, o resultado da pesquisa é um importante termômetro do ambiente corporativo da empresa. “Estamos muito orgulhosos da posição conquistada, e que está em linha com a política de valorização do capital humano, uma das prioridades do nosso plano estratégico. Agora, trabalhamos com os gestores e demais funcionários para encontrar ferramentas e especialistas que podem nos ajudar no desenvolvimento dos nossos profissionais e também na atualização tecnológica da companhia”, afirma da Márcia Amore.
Para o líder de engajamento da Mercer Brasil, Stéfani Guerrero, a diferença entre as empresas vencedoras e as demais diminuiu em relação à pesquisa anterior, o que “mostra uma movimentação significativa de todas para melhorar a experiência fornecida aos funcionários”.