Conheça o crowdfunding imobiliário

Conheça o crowdfunding imobiliário

O mercado imobiliário está sendo impulsionado com melhores condições de crédito e, com o aumento nas vendas, investir em imóveis é uma opção cada vez mais rentável. Com isso, novas oportunidades surgem no mercado, como o Crowdfunding Imobiliário, que até julho de 2019 captou cerca de R$ 44,8 milhões, sendo considerado como uma modalidade de investimento com rentabilidade acima dos produtos financeiros.

“De maneira simples, podemos dizer que é um modelo no qual uma série de pessoas se unem para investir em uma determinada empresa, seja ela uma startup, uma padaria ou uma urbanizadora. Ele permite investir nas etapas de desenvolvimento e produção do empreendimento, uma atividade que previamente só era acessível para investidores institucionais”, explica Lívia Rigueiral, CEO do Homer , que conecta corretores de todo o Brasil com ajuda de Inteligência Artificial.

No Brasil, existe um fenômeno comum em quase todas as urbanizadoras do Brasil, que é a exposição de caixa no período em que as obras são realizadas. Ou seja, somente depois que o empreendimento consegue seu Registro Imobiliário (RI) – aval da prefeitura para venda e construção – é que as vendas em stand e em outras estratégias começam, e só a partir deste momento o caixa começa a se tornar positivo.

Porém, vendas que são para para o cliente final são feitas a prazos longos (10 anos, por exemplo) e, como tem custos muito altos, o caixa da empresa acaba ficando negativo em um determinado período. Neste momento, há a necessidade de um financiamento, surgindo a oportunidade do crowdfunding, que vai ajudar o empreendedor a obter taxas menos agressivas de juros, ao mesmo tempo que garante a possibilidade de investidores terem rendimentos ainda melhores.

Veja algumas informações que o Homer separou para quem quer investir:

No crowdfunding você escolhe o empreendimento que quer investir, analisando o risco, prazo, rentabilidade, entre outros fatores. Em seguida, é preciso declarar o quanto deseja investir e se junta a dezenas ou centenas de investidores que também querem investir naquela oferta. No prazo combinado, o empreendimento devolve o dinheiro ao investidor com a rentabilidade concretizada.

Cada empreendimento ofertado nestas plataformas online tem suas características e você pode escolher quais mais combinam com seu perfil, construindo assim sua própria carteira de investimentos imobiliários.

A rentabilidade dessas ofertas geralmente são calculadas com base nas vendas do empreendimento e geralmente chegam a 200, 250% do CDI. Como este mercado é regulamentado pela CVM 588, por obrigação, essas plataformas precisam inserir, em cada uma de suas ofertas, uma série de detalhes para que cada investidor possa analisar minuciosamente.

O valor mínimo destes investimentos varia de acordo com a plataforma. É preciso analisar e verificar qual se encaixa melhor para o seu bolso!

Comments are closed