Arquiteta abre mão de empresa da família e cria startup com 30 mil reais

Arquiteta abre mão de empresa da família e cria startup com 30 mil reais

Cada vez mais os brasileiros têm a vontade de deixar de ser empregado para ser patrão, ter um negócio próprio e, assim, ganhar autonomia para conquistar o seu lugar ao Sol. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Economia, somente em 2020 foram abertas mais de 3 milhões de empresas no país e mais de 1 milhão fechadas, o que deixou um saldo positivo de 2,3 milhões de empreendimentos ativos.

De acordo com levantamento realizado pela CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) o Brasil já soma mais de 106 mil arquitetos e urbanistas ativos no país, a maioria deles vive na Região Sudeste. A região Sul possui 22.089 arquitetos, enquanto 8.528 estão no Centro-Oeste, 3.665 no Norte, e 13.149 no Nordeste.

A arquiteta Renata Pocztaruk é uma dessas brasileiras que quis investir no próprio negócio. Filha de pais arquitetos e com escritórios reconhecidos no Sul do país, decidiu trilhar o próprio caminho, trabalhar com decoração, proporcionar qualidade de vida para as pessoas, e abandonou uma trajetória já pronta para colocar, de fato, a mão na massa. Assim surgiu a ArqExpress- startup que inova ao entregar projetos com orçamento total pré-definido pelo cliente e em tempo recorde – com um investimento inicial de R﹩30 mil. Hoje, com cinco anos desde sua fundação, a empresa possui outros braços, como a forte atuação em educação para arquitetos e em 2020 faturou R﹩8 milhões.

Atualmente a ArqExpress já atendeu mais de 5 mil clientes diretamente, com as consultorias e transformações nos lares, e mais de 50 mil atendidos indiretamente, por meio da venda de guias e cursos próprios. Com 5 anos de mercado, possui escritórios próprios em Porto Alegre e Rio de Janeiro, escritórios parceiros em mais 20 cidades e mais de 100 arquitetos certificados pela marca . A meta para 2021 é triplicar novamente o resultado e bater um faturamento de R﹩20 milhões.

“Nosso propósito é mostrar que decoração e bem-estar andam juntos e ter uma casa agradável é necessidade básica para todos, arquitetura não é luxo, e sim uma necessidade. Já foi comprovado que pessoas que vivem melhor tendem a produzir mais, serem mais felizes, além de diminuir a depressão e o nível de estresse. A pandemia provou que as pessoas querem arrumar suas casas e viverem melhor. Estamos criando arquitetura para tudo e para todos”, conclui Renata Pocztaruk.

Além da parte educacional e dos serviços para clientes que buscam renovar suas casas, a ArqExpress oferece o serviço de auxílio ao consumidor, uma consultoria que ajuda a resolver um problema na casa, algo mais pontual, com preços a partir de R﹩300. Já para receber o ambiente totalmente pronto, projetado, o cliente diz quanto pode pagar e a empresa apresenta todas as opções dentro do orçamento estipulado.

Para saber mais sobre a ArqExpress, acesse: http://www.arqexpress.com.br/

Comments are closed