Amanco Wavin investe R$200 milhões em aumento de capacidade produtiva e inovação em 2022

A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, multinacional de tubos e conexões, anuncia o investimento de R$ 200 milhões ao longo de 2022 para ampliação e melhoria do parque fabril e de capacidade de produção em conexões. O valor, o maior já investido pela empresa na história na operação brasileira, também será utilizado para compra de novos equipamentos, desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de marketing e inovação.

Segundo Daniel Neves, presidente da Wavin no Brasil, o investimento vai permitir a modernização das tecnologias e serviços ofertados por meio de processos mais inovadores e eficientes. “Essa é a nossa contribuição com o intuito de preparar o mercado brasileiro para o futuro da construção civil e saneamento básico. Também estamos trazendo novos produtos e serviços ao país”, complementa o executivo.
 

Com um crescimento em vendas e operacional superior a 56% em 2021, a Amanco Wavin tem focado em conquistar novos espaços dentro do mercado. “Nosso crescimento foi extremamente expressivo e reflete nossos esforços em atrair novos clientes e consumidores com soluções mais modernas, sustentáveis e completas”, comenta Neves.
 

Crescimento — Para esse ano, a marca pretende crescer o dobro do mercado de construção civil. Parte do investimento será destinado à modernização das suas unidades em Joinville (SC) e Sumaré (SP), visando aumentar a capacidade da produção de conexões em 40%. O avanço se dará por meio da mudança da estrutura de manufatura industrial das unidades, que otimizará os processos produtivos graças a máquinas mais tecnológicas trazidas de fora do Brasil.
 

A companhia possui uma visão positiva sobre a prospecção de novos negócios, tendo em vista a retomada econômica, o aquecimento do setor de construção civil e a entrada de novos players no mercado de saneamento, em razão do marco regulatório que entrou em vigor em 2020. “Atualmente, somos a maior operação — com atuação em um único país — dentro da Wavin Global, o que nos permite maior confiança e respaldo para trazer novas tecnologias ao mercado nacional”, conta o presidente da Amanco Wavin.
 

Parcerias — Vale destacar que a marca ainda aposta no fortalecimento de parcerias — potenciais ou já existentes — para esse ano, como é o caso da Hidrodema, maior distribuidora de tubos, conexões e válvulas em termoplásticos industriais do País. Ao lado da distribuidora, a Amanco Wavin busca explorar o segmento industrial, levando mais inovação e qualidade aos clientes, além de reforçar a sua posição de liderança no mercado brasileiro.
 

Wavin Services — Ainda, para esse ano, a companhia planeja realizar o lançamento de uma nova área de negócios, a Wavin Services, setor voltado à prestação de serviços — com foco em dar suporte a prefeituras, governos e companhias de saneamento públicas e privadas. O projeto está alinhado com o propósito da Amanco Wavin de construir ambientes saudáveis e sustentáveis, buscando preservar a água distribuída no território nacional e minimizar a perda do recurso hídrico.
 

WWNM (Wavin Water Network Management Services) e as tecnologias MND (Métodos Não Destrutivos) são as duas frentes desse novo setor da empresa.
 

Ações com clientes — Em 2021, a marca conquistou mais de 3 mil clientes de diversos perfis, como instaladores, construtoras, varejistas e projetistas. Agora, a pretensão é fortalecer as relações estabelecidas e buscar novos relacionamentos. Para isso, a companhia continuará destinando esforços na melhoria da Central Nacional de Projetos (CNP) e da Biblioteca BIM Amanco Wavin — segmentos da empresa voltados para a transformação digital do setor, apoiando engenheiros e projetistas no dia a dia. Além disso, para o segundo semestre, a Amanco Wavin ainda tem planos de realizar uma aproximação com varejistas e consumidores finais por meio de uma grande ação de comunicação.