ABRAMAT: Indústria de Materiais de Construção mantém boas expectativas

ABRAMAT: Indústria de Materiais de Construção mantém boas expectativas

ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nessa terça-feira, 01, a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção. A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que, em novembro, para 82% dos associados, o desempenho no mercado interno foi positivo, sendo que 41% apontou o mês como ‘muito bom’ e 41% como ‘bom’. Para 12%, o mês foi de desempenho regular.

A expectativa para dezembro segue positiva, com 36% dos associados aguardando um período ‘muito bom’ e 32% considerando que o mês será ‘Bom’. Para 32%, dezembro deve ser regular. Não há nenhuma empresa associada com expectativa negativa para o último mês do ano.

Rodrigo Navarro, Presidente Executivo da ABRAMAT, afirma que “com muito trabalho, estamos retomando o crescimento que tivemos nos dois anos anteriores; 2020 tem sido um ano de desafios e superações, mas a demanda alta no varejo, o aquecimento da construção comercial e residencial, o lançamento do Programa Casa Verde Amarela, a aprovação do novo marco regulatório do saneamento básico e a expectativa de retomada das obras paradas de infraestrutura trazem indicativos de que poderemos ter sustentabilidade desse crescimento em 2021”.

O Termômetro da ABRAMAT também aponta que a utilização da capacidade instalada vem crescendo de forma consistente para fazer frente ao aumento de demanda: de apenas 53% no auge da crise em maio, no mês de novembro as fábricas estão quase em situação de utilização plena, atingindo 88%.

Outro número que chama a atenção na pesquisa trata da intenção de investimento, onde 86% dos empresários do setor indicaram que pretendem investir nos próximos 12 meses, seja para a modernização dos meios de produção ou na expansão da capacidade. Esse percentual de intenção é o maior dos últimos 12 meses.

Comments are closed