Vêm do mundo virtual uma boa notícia nos negócios para a Meber, fabricante gaúcha especializada em metais nas linhas banho e cozinha. O segundo trimestre de 2020 registrou crescimento de 80% nas vendas online, no comparativo com os três primeiros meses deste ano.
A explicação está no crescimento de dois hábitos durante o período de pandemia. O primeiro foi o de realizar compras pela Internet. Outra prática que ganhou força no período de isolamento social foi a de fazer pequenas reformas ou ajustes em casa, consequência direta do aumento do tempo de permanência das pessoas nas residências. Com mais disponibilidade para pesquisar soluções e exercitar o conceito do ‘faça você mesmo’, muitos aproveitaram o período para substituir aquela torneira antiga, instalar acessórios faltantes na composição de banheiros e lavabos, e até mesmo para repaginar o visual dos ambientes com novos produtos.
A mudança de comportamento potencializou os resultados de uma das mais acertadas decisões estratégicas tomadas pela inteligência comercial da Meber: ampliar a presença do mix de produtos em marketplaces. Atualmente, a marca trabalha com mais de 10 parceiros diretos nessa modalidade de negócios – e dois deles, em especial, concentram o volume mais expressivo de vendas: Estrela 10 Comércio Eletrônico e Amazon Serviços de Varejo. Somados, eles responderam pela principal fatia de vendas online dos metais Meber nos meses de abril, maio e junho deste ano.
Trabalho de longo prazo
Não é de hoje que a Meber vem investindo no comércio eletrônico como oportunidade para conquistar novos mercados e fazer crescer seus números de vendas. Desde outubro de 2019, quando iniciou a parceria, a empresa vem ampliando o mix de itens cadastros para compra no site da Amazon, gigante mundial no segmento de e-commerce, plataforma onde oferece 650 produtos. Estão disponíveis desde acessórios e torneiras até artigos mais complexos, como misturadores e monocomandos, com diversas opções de modelos e coleções para escolha do internauta.