Vendas de tintas imobiliárias crescem no 1º tri de 2023

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) apresenta ao mercado um balanço positivo sobre o primeiro trimestre do ano de 2023. Houve aumento de 3,3% no volume de vendas de tintas imobiliárias em todo o Brasil, na comparação com o primeiro trimestre de 2022.

“Alguns fatores nos ajudam a explicar esse bom desempenho do primeiro trimestre: o principal deles é a manutenção da tendência de cuidar da casa, tornando-a um local de conforto, refúgio e bem-estar. Também estamos observando o aumento da confiança do consumidor, o menor nível de desemprego geral e a discussão de programas para redução do endividamento das pessoas. Isso é importante porque, quando a situação econômica individual está mais estável, as famílias iniciam ou desengavetam projetos de reforma e repintura de seus imóveis”, afirma Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas).

Histórico

Em 2022, o Brasil produziu cerca de 1,6 bilhão de litros de tintas. De acordo com dados consolidados do ano passado da ABRAFATI, as tintas imobiliárias representaram 82,5% desse total de volume de tintas produzido (o que significou 1,358 bilhão de litros). Nosso país é quinto maior mercado de tintas do mundo e líder na América Latina.