De acordo com Termômetro JS+ Anamaco, percepção de alta nas vendas do varejo saltou 17% na comparação com fevereiro, retomando patamar positivo de dezembro de 2024
Refletindo um ambiente de melhora na economia brasileira, no rastro da divulgação do Produto Interno Bruno (PIB) do Brasil, que cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao quarto trimestre de 2024, conforme mostram os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista de materiais de construção (matcon) recuperou o fôlego no final dos três primeiros meses do ano.
O dado aparece na mais recente edição do Termômetro JS+ Anamaco, um estudo completo sobre performance e tendências do varejo, elaborado pela vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua no processo de digitalização do setor da construção, junto do Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO).
O indicador de mercado é elaborado a partir da análise de dados do histórico de transações on-line e off-line do comércio varejista de matcon, bem como pesquisa de relacionamento junto ao setor.
De acordo com o Termômetro, o número de lojas com a percepção de crescimento nas vendas saltou em março, após dois meses de quedas consecutivas, indo de 35%, em fevereiro, para 52%. Esse patamar só chegou perto de ser atingido pela última vez em dezembro, quando a percepção de ampliação nas vendas alcançou os 51%.
A pesquisa mostra que o sentimento de crescimento das vendas em março foi predominante em todas as regiões do país. O Nordeste se destacou com o maior saldo (crescimento menos retração), com uma diferença de 47% entre a percepção de aumento das vendas e a impressão de queda entre fevereiro e março. O menor saldo nas vendas foi na região Sudeste, que registrou uma diferença de 33% no mesmo período.
Em relação à expectativa de negócios para os próximos três meses, o levantamento mostra que o sentimento de incremento nas vendas voltou a crescer entre os lojistas de matcon, em março, após queda registrada no mês de fevereiro, indo de 52% para 79% – patamar inédito na medição em um intervalo de um ano.
As lojas mais focadas em material básico e hidráulico são as mais otimistas em relação às vendas para os próximos três meses. Para as primeiras, 83% dos lojistas apostam no aumento de suas vendas; para as segundas, eles somam 82%.
Ainda segundo o estudo, os resultados de março, considerando a diferença entre as lojas que cresceram e caíram, melhoraram conforme as expectativas dos lojistas do setor.
Sell-in e materiais de construção
O Termômetro JS+ Anamaco também levantou dados de sell-in (venda do fabricante para o lojista), que tiveram alta de 7,1%, em março, após registrarem queda de 4,8% de janeiro a março. No comparativo anual, foi registrado um leve recuo de 0,5% nessas vendas em relação a março do ano passado. Já quando comparados os dados do período acumulado ano vs. ano, a pesquisa aponta também para uma queda de 2,2%.
Ainda em março, os preços do setor tiveram um leve avanço de 0,5% em relação ao mês anterior, após queda de 0,7% entre janeiro e fevereiro. Desde o início deste ano, os preços tiveram uma alta próxima de 1,02%. No acumulado anual, o salto foi de 7,2%.
O Termômetro ainda mostrou que, em março, o otimismo voltou a cair quanto às expectativas das ações do governo federal para os próximos 12 meses, contrastando com o aumento expressivo do sentimento pessimista. O positivismo foi de 49%, em fevereiro, para 42%, em março. Enquanto isso, o grupo de lojistas que estão mais receosos com o futuro foi de 18% para 33% no mesmo período.
- Construção civil ganha novo índice para monitorar insumos que pesam no custo da obra
- Mobiliários da Salva traduzem o tema “Semear Sonhos” em ambientes da CASACOR SP
- IA na construção civil: tecnologias inteligentes otimizam obras e impactam a experiência do comprador
- Vendas de materiais de construção disparam em março após queda no início do ano, revela estudo
- Minas bate recorde histórico em lançamentos de loteamentos no 1º tri de 2025