Última chamada para o LafargeHolcim Awards

As inscrições para a 6º edição do LafargeHolcim Awards Internacional de construção sustentável serão encerradas em 25 de fevereiro de 2020. A competição busca projetos de especialistas, assim como ideias ousadas da próxima geração que combinem soluções de construção sustentável com excelência arquitetônica. O evento busca premiar projetos e conceitos de arquitetura, engenharia, planejamento urbano, ciência de materiais, tecnologia de construção e áreas afins.

Organizada pela Fundação LafargeHolcim, a competição mais significativa do mundo em design sustentável ocorre paralelamente em cinco regiões geográficas – cada uma com seu próprio júri de especialistas renomados e independentes. Os júris regionais são chefiados por Jeannette Kuo, Karamuk Kuo Architects, Suíça (Europa), Reed Kroloff, Instituto de Tecnologia de Illinois, EUA (América do Norte), Loreta Castro Reguera, Taller Capital, México (América Latina), Mariam Kamara, atelier masōmī, Nigéria (África do Oriente Médio) e Nirmal Kishnani, Universidade Nacional de Cingapura (Ásia-Pacífico).

Duas categorias com requisitos diferentes

A principal categoria da competição é aberta a arquitetos, engenheiros, proprietários de projetos, construtores e empresas de construção que apresentam respostas sustentáveis na construção civil contemporânea. Os projetos devem apresentar um estágio avançado de design, uma alta probabilidade de execução e não ter iniciado a construção antes de 1º de janeiro de 2019.

Já os estudantes e jovens profissionais (com 30 anos ou menos) podem enviar conceitos visionários e ideias ousadas na categoria Next Generation da competição. As iniciativas podem estar em um estágio inicial do design – incluindo trabalhos de pesquisa e estúdio de design.

A inscrição no concurso é gratuita e deve ser feita em inglês, usando um formulário on-line:
www.lafargeholcim-awards.org/enter

“Questões-alvo” para construção sustentável

Os projetos são avaliados de acordo com cinco “questões-alvo” para construção sustentável, que visam a esclarecer princípios para a manutenção do ambiente para as gerações futuras. As “questões-alvo” abrangem inovação e transferibilidade; padrões éticos e inclusão social; recursos e desempenho ambiental; viabilidade econômica e compatibilidade; bem como o impacto contextual e estético.

Os vencedores se qualificam para a competição global LafargeHolcim Awards

Os vencedores serão anunciados no segundo semestre de 2020 nas cerimônias de premiação em cada região. Os principais vencedores disputam o Global LafargeHolcim Awards em 2021, para serem avaliados por um júri global liderado por Hashim Sarkis, Massachusetts Institute of Technology, EUA e curador da Bienal de Arquitetura de Veneza 2020.