Iniciativa se inspira nas rodadas de investimento em startups para mergulhar na cultura de testes e experimentação
Após atualizar a sua cultura corporativa, incrementando novos conceitos relacionado à mentalidade de startup, a Tenda, uma das principais construtoras e incorporadoras com foco em habitação popular no Brasil, deu um novo passo e lançou um desafio corporativo para aguçar a inovação e experimentação de todo o time da companhia. Inspirados pelas tradicionais rodadas de investimento em startups, o programa convida os colaboradores da companhia a apresentarem ideias que possam aperfeiçoar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade e a satisfação dos clientes.
Na primeira rodada do projeto, ainda em caráter experimental, a Tenda reuniu os colaboradores das áreas de marketing, TI, Ciclo Financeiro e Marketing de relacionamento para criarem soluções que aumentem o volume de vendas em lojas próprias. “Eu acredito muito na inovação como principal agente de transformação e geração de valor para o negócio e, para criarmos um ambiente que favoreça a inovação, nós precisamos de processos e ferramentas adequadas que fomentem a colaboração e a troca das ideias. E quanto maior a diversidade de ideias, pessoas e áreas, maior é o potencial de contribuição para a inovação.”, sintetiza Luis Martini, diretor executivo de Marketing e TI da Tenda.
Ao todo, 43 grupos inscreveram suas ideias e puderam defender sua aprovação para a fase de mentoria, em pitches de 10 minutos para um grupo de executivos e profissionais sêniors da Tenda. Ao todo, 15 equipes, compostas por 3 membros cada, passaram de fase, receberam mentoria e capacitação com ferramentas e conteúdos até a apresentação da ideia, diante de um júri composto pela diretoria da companhia.
As soluções escolhidas serão investidas pelos diretores, que aportarão dinheiro para tirar a ideia do papel para ser testada. Ao final do desafio, os times que tiverem suas hipóteses comprovadas, ganharão um curso de na Cesar School, referência no ensino de inovação no país.
Segundo Cristina Caresia, Diretora de Gente & Gestão, a ação busca desenvolver novas habilidades ao time, dando voz aos colaboradores e reforçando o mindset de startup, princípios presentes na atualização da cultura da Tenda. “Vivemos um processo de reinvenção da cultura da companhia, com uma intensa transformação digital e mudança de paradigmas. Este é o momento ideal para transformar a forma como as ideias surgem e são compartilhadas”, explica a executiva.