Quem já comprou um imóvel sabe o quanto esse processo pode ser doloroso. Dias, meses, até anos em uma jornada, muitas vezes frustrante, na busca pelo imóvel ideal. É comum ouvir de quem já passou por isso, como faltam informação e transparência para simplificar e agilizar o processo.
Atentos a isso, dois executivos do mercado imobiliário, Eduardo Tinari (ex-VP Comercial do Grupo Zap) e Alessandro Silva (ex-VP de Marketing do Grupo Zap), reuniram suas experiências de mais de 10 anos de atuação em portais imobiliários para criar a empresa keyfast, somando com o que existe de melhor na tecnologia mundial com foco na qualificação de leads (contatos de interessados).
“Somos a primeira plataforma de geração e qualificação de leads para o mercado imobiliário, comprometida em conectar o comprador certo, ao anunciante certo, no momento certo, acelerando a liquidez do mercado e maximizando a satisfação dos participantes da cadeia de valor”, afirma Alessandro, que na nova empresa acumula as funções de Produtos e Marketing. “Fazemos isso usando as ferramentas mais avançadas de inteligência artificial e machine learning disponíveis”, acrescenta.
A empresa atua como um concierge, que acompanha o potencial comprador em todas as etapas da jornada, garantindo que a transação aconteça. Para isso, a empresa busca entender em profundidade a necessidade do comprador, a traz em um modelo de marketplace as soluções necessárias, inclusive de crédito imobiliário, para que negócio se concretize.
A atuação primária da keyfast será junto aos corretores e imobiliárias, apoiando-os no relacionamento junto aos compradores. “Além de muita tecnologia, trazemos um modelo comercial baseado 100% no sucesso. Ou seja, apenas quando a transação de compra e venda se concretiza é que toda a cadeia de valor é remunerada”, diz Tinari, que é responsável pelos times comercial e de operações da empresa. “Os corretores, as imobiliárias, todos os agentes do mercado estão acostumados a pagar para anunciar os imóveis de suas carteiras, sem ter certeza de que conseguirão fechar negócio. Esse modelo precisa ser revisto. Nós quebramos essa lógica. A keyfast só ganha dinheiro, quando a transação acontecer. Por isso, nosso foco é na liquidez do mercado.”, complementa.
Diferente do modelo dos portais imobiliários tradicionais, que fazem arbitragem de mídia, a keyfast tem um modelo focado no sucesso da transação. “Os portais são um negócio de mídia tradicional. A keyfasté um negócio de tecnologia imobiliária fundamentado em dados e inteligência tanto do potencial comprador como dos imóveis no mercado, promovendo o match perfeito entre eles.”, diz Alessandro Silva.
A nova empresa tem como sócio a keycash, de Paulo Humberg, um dos pioneiros da internet no Brasil, que participou da criação de empresas como Shoptime, iBest e Brandsclub. Humberg, que hoje está à frente da keycash, vê uma grande sinergia entre os dois negócios. “Na keycash compramos e vendemos apartamentos usados com suporte de algorítimos que encurtam etapas. Nosso sucesso depende de acertar na escolha dos imóveis que compramos, e na velocidade com que revendemos. A keyfast, através de sua rede de parcerias e dos seus algoritmos, agilizam esse processo, em total sinergia com a keycash“, diz Humberg.
No primeiro ano de operação os sócios farão investimentos de US$ 10 milhões. O maior aporte será desembolsado pela sócia majoritária, a Keycash.
O foco do novo negócio agora é na construção das parcerias com os agentes do mercado imobiliários para construir a plataforma de negócios, e as conversas já estão avançadas com as principais redes de imobiliárias, CRM’s imobiliários, portais e bancos. A visão dos sócios é de que em um prazo de 3 meses, as primeiras transações estejam acontecendo.
“Em qualquer economia do mundo, o mercado imobiliário é importante, e no Brasil não é diferente. Aqui esse é um mercado de R$ 600 bilhões/ano. Planejamos com a keycash e keyfast ser parte significativa desse mercado”, finaliza Humberg.