Rooftops: confira quatro terraços compartilhados com vista privilegiada em grandes cidades do Brasil

Tendência no setor imobiliário, esses espaços oferecem estruturas como piscinas e jardins, além da possibilidade de apreciar o pôr-do-sol ou a paisagem urbana 


Os rooftops estão em alta no mercado imobiliário brasileiro e estão se tornando uma tendência tanto no setor comercial quanto residencial dos edifícios. São espaços para lazer, com possibilidade de vista panorâmica e compartilhamento de um espaço que, em muitos casos, se torna privativo em edifícios. Em outras palavras, os rooftops são terraços compartilhados que podem oferecer estruturas como piscinas, restaurantes, jardins, serviços em geral e áreas de lazer a moradores ou público em geral. 

Esses espaços surgiram na década de 1980 nas grandes cidades dos Estados Unidos e desde então se popularizaram tanto no território norte-americano quanto no Brasil. Segundo o arquiteto Luiz Mori Neto, um dos exemplos mais recentes desse espaço é o One Vanderbilt, construído próximo ao Bryant Park, na Ilha de Manhattan, em Nova York. O edifício possui 427 metros de altura e conta com um rooftop entre o 57° e 59° andares, com estrutura de vidro. “Com essa ideia de terraço compartilhado, todos que moram ou convivem no condomínio têm direito à cobertura”, afirma. 

Com o aumento da importância e do uso dos terraços como espaço de lazer e conforto, confira abaixo uma lista com quatro rooftops de destaque no Brasil, em áreas como hotelaria, comércio, serviços e condomínio residencial. 

1 – Seventy Upper Mansion – Curitiba 

Com obras finalizadas no início de 2023, o edifício, da Construtora Andrade Ribeiro, foi projetado por Mori Neto e está localizado no bairro Ecoville, uma região arborizada da capital paranaense. O rooftop conta com vista panorâmica para a cidade e para a Serra do Mar paranaense, em especial na face norte, o que melhora a vista do entardecer. É possível ver também um bosque preservado que está dentro da área do empreendimento. O espaço conta com jardim, piscina aquecida para adultos com raia de natação, além de piscina infantil, também aquecida, e área de churrasqueira com utensílios de cozinha. O rooftop do condomínio é um dos espaços do edifício de luxo, que conta com um apartamento por andar.  

2 – Museu de Arte Contemporânea da USP – São Paulo 

Localizado na Vila Mariana, o museu é um dos principais pontos de visitação da capital paulista, principalmente para quem quer apreciar exposições e cultura. O rooftop do edifício conta com bares e restaurantes em seu complexo gastronômico, para que o público possa apreciar boa comida e bebida após um passeio no museu. De quebra, os visitantes ainda podem contemplar uma vista privilegiada do Parque Ibirapuera, momento que pode ser convidativo tanto durante o dia quanto à noite. O Museu de Arte Contemporânea é administrado pela Universidade de São Paulo. 

3 – B Hotel – Brasília 

Na capital federal, mais especificamente na Asa Norte, está localizado um hotel que permite a vista do Eixo Monumental do Distrito Federal. Próximo às construções projetadas por Oscar Niemeyer para o plano piloto de Brasília, o rooftop está no 16° andar do empreendimento. O pavimento possui bar, que oferece drinks e comidas ao público, e uma piscina, que é de uso exclusivo dos hóspedes. A estrutura permite, além da vista panorâmica da capital do país, a possibilidade de apreciar o pôr-do-sol no Planalto Central. O rooftop é cercado por estruturas de vidro e também possui paredes de cobogós. 

4 – Fera Palace Hotel – Salvador 

Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil não poderia ficar de fora da lista. Na capital baiana, em frente à Baía de Todos os Santos e próximo ao centro histórico da cidade, está o Fera Palace Hotel, um edifício histórico, construído em 1934. O empreendimento conta com um rooftop que possui restaurante aberto ao público. O espaço gastronômico está localizado ao lado da piscina do hotel, que vem com característica de borda infinita. A junção de qualidades do local ainda possui a vantagem de apreciar o pôr-do-sol mais perto do mar na capital baiana.