Rio Construção Summit 2025 debaterá tendências globais e novas tecnologias que vão impactar o futuro da indústria brasileira

O Rio Construção Summit vai transformar o Píer Mauá, de 24 a 26 de setembro, em um hub de tecnologia e inovação, apresentando as principais tendências que já estão transformando o setor e reflexões sobre o futuro da indústria no país. O evento reunirá 270 especialistas nacionais e internacionais da iniciativa privada, do poder público e do setor acadêmico em 100 horas de atividades simultâneas em cinco diferentes arenas. A programação está no site https://rioconstrucaosummit.com.br/.

Na agenda de painéis e debates, destacam-se temas como Inteligência Artificial na produção de edificações, fabricação de casas com materiais produzidos em impressoras 3 D e criação de modelos digitais inteligentes para projetos de construção via Building Information Modeling (BIM). Entre os convidados internacionais que abordarão estes temas, estão os professores e pesquisadores Hugo Mulder, da Universidade do Sul da Dinamarca, e Danny Murguia, da Universidade de Cambridge.

O arquiteto espanhol David Barco, além de participar de uma mesa-redonda sobre a aplicação de tecnologias avançadas na construção, fará uma oficina exclusiva sobre utilização do BIM, com apresentação de vários cases. Especialista em transformação digital, autor da série de livros ‘Diário de um BIM Manager’ e diretor da consultoria Berrilan, ele participou de mais de 120 projetos com essa tecnologia, incluindo o do Estádio 974, considerado o mais econômico, sustentável e visitado da Copa do Mundo de Futebol de 2022, no Qatar.

O Rio Construção Summit terá este ano sua segunda edição. A primeira foi realizada em 2023, também no Píer Mauá, com cerca de 10 mil participantes. O evento é realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), com apresentação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e parcerias com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (Sinicon), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), além de Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio, Caixa e Governo Federal, CREA-RJ e CAU-RJ como patrocinadores.

Rio Construção Summit 2025
Informações e inscrições: https://rioconstrucaosummit.com.br/
Data: 24 a 26 de setembro
Local: Píer Mauá, Rio de Janeiro