Com solução inovadora, moradores têm acesso facilitado à documentação e projeto do empreendimento
Dos mais de 74 milhões de domicílios particulares registrados no Brasil no último ano, cerca de 15% são apartamentos, conforme os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). O aumento da demanda por imóveis em edifícios tem chamado a atenção das construtoras para inovações nos empreendimentos, com foco em soluções que possam facilitar ao máximo a vida do morador. Nesse contexto, a construtora e incorporadora Yticon implementou uma tecnologia que simplifica possíveis modificações nos apartamentos no futuro. No quadro de luz de cada unidade, há um adesivo com um QR Code que permite o acesso ao projeto do apartamento de forma digital, facilitando serviços elétricos, hidráulicos e atividades de decoração, manutenção e reforma. Essa solução já está presente no Solar di Modena, localizado em Cambé (PR), e em outros 13 empreendimentos da Yticon entregues desde fevereiro de 2018.
Diferentemente das residências, reformas e outras atividades de manutenção em edifícios demandam mais tempo e atenção, tanto por parte dos proprietários quanto dos profissionais que executarão os serviços. Em apartamentos, é necessário conhecer a estrutura completa do prédio, uma vez que que diversos sistemas são compartilhados.
“Nossa missão é oferecer uma experiência diferenciada aos nossos clientes, seja na qualidade da estrutura e dos acabamentos ou em soluções práticas que facilitam o dia a dia dos moradores”, explica a supervisora do Departamento de Assistência Técnica da Yticon, Caroline Maggiolo, que completa: “O imóvel é um bem que acompanha diferentes fases de vida dos moradores. Por isso, reformas e mudanças ao longo dos anos são comuns, e a planta digital garante maior segurança, em todos os aspectos, desde fazer furos para a instalação de armários, por exemplo, até modificações mais significativas. Em todas as situações recomendamos o acompanhamento de profissionais devidamente capacitados”.
Informações na palma da mão
Além da planta do apartamento, o QR Code permite que os moradores acessem outros documentos relacionados à unidade e à construção do edifício. Esses documentos ficam disponíveis em formato digital, incluindo o Habite-se, ARTs de Execução da Obra, CVCB – Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros, RRT do Projeto Arquitetônico, Memorial de Incorporação, Manual do Proprietário, entre outros. “O celular é um grande aliado em boa parte das atividades do dia dia, e nas soluções da construção civil voltadas para a praticidade dos moradores, não seria diferente”, finaliza Caroline.