Toda a economia e setores foram atingidos com a pandemia nos últimos anos, mas, se tem um mercado que conseguiu fazer do limão uma limonada, foi o imobiliário em São Paulo. Cerca de 47 mil novos imóveis foram vendidos se somados os primeiros semestres de 2020 e de 2021, de acordo dados da Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo Secovi-SP. Números que permanecem em crescimento em 2022.
Com tamanho potencial, a proptech israelense PROPDO chega à capital paulista, após abrir filial também em Nova Iorque no início do ano. Com investimentos de U$$ 3 milhões, cerca de R$16 milhões, em fontes de dados, incluindo registros financeiros, localização, transportes e planejamentos urbanos, a companhia tem o objetivo de prever o desempenho atual e futuro de imóveis residenciais na cidade. A empresa combina tecnologia e experiência global no setor imobiliário para revolucionar e criar soluções para as dores e desafios do setor, fornecendo ferramentas para a tomada de decisão dos players do mercado. Em Israel, a empresa já atingiu 99,6% de precisão nas estimativas realizadas.
“Ao chegar em São Paulo, descobrimos tantas fontes de dados valiosas que não estão sendo analisadas da maneira correta. O que estamos fazendo – semelhante ao que foi realizado em Nova York e na Europa – foi ajustar nossos algoritmos para trabalhar intensamente com essa riqueza de fontes de dados, públicas e privadas, que encontramos e coletamos”, explica Nathan Varda, head da Propdo no Brasil.
O executivo também aponta que, nas pesquisas realizadas pela empresa, foram encontradas muitas diferenças entre o preço de marketing, o oficial e o dos marketplaces. “Na verdade, entendemos que ninguém realmente tem confiança nos preços, mesmo os players mais experientes do setor. Para obter o preço adequado e preciso, analisamos mais de dois milhões de anúncios ao redor da cidade na maioria dos bairros. Depois de um curto período, já coletamos informações valiosas que nos permitiram construir nossa própria fonte de dados”, completa.
Sistema inovador revoluciona setor e traz ainda mais eficácia na análise
Todas as informações captadas pela empresa estão sendo analisadas pelo conceito COMPS, altamente utilizado no exterior. COMPS é uma abreviação para “Comparativo de Tendências de Mercado”, ou seja, um comparativo das tendências de preço em uma região, levando em consideração fatores como localização, tamanho do imóvel, ano de construção, dentre outros. Com o uso dos COMPS é possível ter uma visão não viesada do mercado, ou seja, tirar todo o ‘fator emocional’ e ganhar escala.
A princípio, o objetivo da Propdo no Brasil é colaborar com o maior número de corretores e empresas do setor que queiram avançar e prestar melhores serviços aos clientes. “A longo prazo, com o apoio de parcerias, nossa meta é melhorar ainda mais a ferramenta para deixar os dados sobre o mercado brasileiro muito mais qualificados e transparentes, como estamos fazendo em Israel e Nova Iorque. Isso nos permitirá criar ferramentas para todos os maiores players do mercado e ser o melhor serviço para os profissionais do setor imobiliário no Brasil”, planeja Nathan.
Estudos que permitem avaliação mais completa, inclusive do bairro do imóvel
Com esses aprimoramentos na ferramenta, a perspectiva é passar também a fornecer uma análise completa, incluindo não apenas o range de valores para um imóvel, mas também um estudo completo do bairro em que está localizado, incluindo preço médio de venda e valor de aluguel, previsão de valorização futura e indicador Propdo de investimento, além de renda média da região, área verde, proximidade de escolas, hospitais e outros.