Um projeto residencial localizado em Piracicaba (SP) recebeu a certificação internacional AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental), concedida pela Fundação Vanzolini e pelo selo PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem), que reconhece as construções mais sustentáveis e com menor impacto ambiental. Chamada de Residência Verde, a casa está localizada no Alphaville Piracicaba, empreendimento construído pela Alphaville Urbanismo, principal urbanizadora do país, e terá soluções que reduzem consideravelmente o consumo de energia elétrica, água, emissão de gases efeito estufa, poluentes aéreos, entre outros benefícios.
A certificação francesa foi adaptada ao Brasil pela Fundação Vanzolini e por professores da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e pode ser concedida às casas que ainda estão em processo de construção, mas que já apresentam uma série de projetos e medidas sustentáveis.
A Residência Verde foi planejada para utilizar materiais de baixo impacto ambiental e sistemas construtivos que propiciam a redução de resíduos da construção, evitando o envio de resíduos para aterros, além de diminuição no custo da obra. Além disso, a casa contará com aquecimento de água para banho por meio de um sistema de aquecimento solar e utilização de energia fotovoltaica, que ajudam a mitigar a emissão de CO² e a reduzir o valor da conta de energia. Toda a gestão ecológica de água será feita por meio de reservatórios de filtros que captam água de chuva e propiciam o reuso na irrigação de áreas verdes e abastecimento das bacias sanitárias.
“O projeto foi concebido para aproveitar as quedas do terreno, movimentando a menor quantidade possível de terra. Houve também uma grande preocupação com a posição da implantação do imóvel no terreno, pois o nosso objetivo era utilizar a luz natural, a fim de obter conforto térmico e utilizar uma menor demanda de iluminação, refrigeração e aquecimento artificial”, afirma Fernando Berssaneti, proprietário do imóvel.
Outro aspecto determinante para a sustentabilidade do projeto está no aproveitamento do terreno. A residência foi pensada para aproveitar os declives, movimentando o mínimo possível de terra e aproveitando a própria força da gravidade. Com isso, a casa faz o melhor proveito da luz natural, que gera conforto térmico para os cômodos. Isso impactará em uma menor demanda de iluminação, refrigeração e aquecimento artificial e menor consumo de energia.
A casa que está sendo construída no empreendimento da Alphaville Urbanismo tem o mesmo objetivo da companhia, que é sustentabilidade. Este é um dos principais pilares estabelecido pela incorporadora que é a primeira do país a fazer estudos de impacto ambiental em empreendimentos imobiliários.
“Ficamos extremamente felizes em saber que existe um projeto residencial com essa certificação tão relevante em um dos nossos empreendimentos. A Alphaville Urbanismo acredita que o urbanismo sustentável é essencial para uma vida melhor, por isso desenvolve e apoia soluções que respeitam o meio ambiente”, afirma Patrícia Dias Hulle, Diretora de Negócios da Alphaville Urbanismo.
O conceito da Alphaville Urbanismo vai além da entrega de um condomínio fechado. A urbanizadora desenvolve empreendimentos planejados com relevância urbanística e integração com o entorno, oferecendo soluções diversificadas de acordo com a necessidade de cada município, com respeito à natureza e à sociedade.
Dessa forma, o histórico de quase 50 anos de sucesso da companhia acumula mais de 76 milhões de m² de áreas urbanizadas.