Assinado pelo escritório Architects Office, o projeto é composto por uma praça com fachada ativa, que ocupa maior parte do terreno, visando a conexão entre o empreendimento e a comunidade
O resgate da história e do estilo de morar, com arte e arquitetura. Assim se inicia um novo capítulo na história de Higienópolis a partir do lançamento do Praça Higienópolis, idealizado em uma parceria entre a incorporadora e construtora SKR, a Paulo Mauro e a Portofino MultiFamily Office. Trata-se de um projeto exclusivo inspirado na arquitetura histórica e no estilo de vida moderno, que se integra perfeitamente ao bairro, ao mesmo tempo em que se conecta de forma harmoniosa à paisagem. A gentileza urbana proposta pelo empreendimento começa pelo terreno de quase 3 mil m², que terá sua maior parte destinada a uma praça com fachada ativa, garantindo muito verde e o equilíbrio entre a tradição e a modernidade em um só lugar.
Higienópolis nasceu como bairro planejado de alto padrão ainda em 1895 e é reconhecido por edifícios que fazem parte do legado arquitetônico da capital, projetados por profissionais renomados, sendo um berço da arquitetura de qualidade que se preocupa com o estímulo de boas experiências e do urbanismo, com elementos que geram a convivência e a conveniência de se viver em comunidade. Com topografia plana, arborizado e ótima rede de serviços, o bairro é ideal para quem almeja viver bem, devido a sua atmosfera dinâmica, localizado próximo do centro da cidade e da Avenida Paulista, cercado por uma infraestrutura completa e alta mobilidade urbana.
Assim como uma verdadeira homenagem à arquitetura do bairro, o Praça Higienópolis comprova que é possível viver em um ambiente que dialoga com o passado com olhar voltado ao futuro, a partir de um projeto que respeita o legado do bairro, ao mesmo tempo em que inclui um toque de modernidade. De acordo com Silvio Kozuchowicz, CEO e fundador da SKR, é por meio da responsabilidade da arquitetura e da preservação histórica, que o foco do empreendimento foi perceber como o bairro se consolidou, a forma de viver das pessoas e as várias tipologias que existem em Higienópolis para ser incluído como um novo refúgio do bairro.
A concepção do projeto. O Praça Higienópolis entrega mais do que um empreendimento. Sob um conceito de modernidade em uma escala urbana, o projeto impacta positivamente o entorno, graças à praça composta por mall com lojas selecionadas, se desenhando como um novo destino para Higienópolis, somado aos espaços já existentes do bairro. Será um espaço convidativo e acessível, pensado para ser um novo ponto de encontro na região. “As praças Vilaboim e Buenos Aires definem o conceito fundamental de Higienópolis: são áreas verdes, com muitos serviços ao redor, frequentados por famílias e jovens com filhos e pets. É possível passear pela rua, sentir o verde através do empreendimento, entrar em um pequeno mall de serviços, como lojas e restaurantes, localizados na praça”, explica Kozuchowicz.
Dentre a área total do terreno, também está a implantação do empreendimento, que está estrategicamente acima da praça, proporcionando fruição e dinamismo entre o projeto e o bairro, com uma arquitetura que surpreende pelos detalhes. As formas arquitetônicas foram cuidadosamente pensadas para criar um equilíbrio entre beleza, inovação e respeito ao legado histórico da região.
Marcos Mauro, sócio proprietário da construtora Paulo Mauro, acredita que o projeto será icônico por toda sua concepção. “O empreendimento traz o privilégio de morar acima de uma praça aberta, com tudo que tem de mais moderno em um edifício, além de contar com uma localização espetacular. O Praça Higienópolis ficará para história do bairro”, ressalta Mauro.
Cada detalhe, desde as plantas dos apartamentos até as áreas comuns, resulta em uma obra de arte, que proporciona ao morador uma experiência única, criando um espaço que promove convivência, conforto e bem-estar, cercado por muito verde, com paisagismo de autoria de Benedito e Felipe Abbud. Inspirado na Biophilia, que é uma abordagem que integra elementos naturais em espaços, como plantas, água, luz natural, madeira e pedra, para promover a conexão das pessoas com a natureza. “O projeto paisagístico foi feito como um percurso de sensações, em que tentamos refletir a própria essência do bairro, que é esse caminhar e esse aproveitar dos espaços urbanos. Por isso, quando falamos do paisagismo, estamos falando também da densidade de vegetação, em que usamos de folhas grandes e tons de verdes diversos para quem olhar de fora ter a percepção de uma mata e, entre ela, os cubos da arquitetura”, ressalta Benedito Abbud.
Tipologias e interiores – Composto por duas torres independentes, o Praça Higienópolis apresenta unidades para atender às necessidades e expectativas de um público diversificado, de diferentes estilos de vida, que buscam por apartamentos com design funcional e áreas de lazer e de convivência.
A Torre Itambé é voltada para os residenciais de 2 e 3 dormitórios, sendo de 71 a 122 m² e até 2 vagas; além de unidades de 2 e 3 suítes de 139 a 212 m² e 2 vagas de garagem, duplex e penthouse (opção). Todas as unidades contam com flexibilização e personalização das plantas, como ampliação de sala e integração de terraços. Além das variedades de tipologias, trata-se da torre mais alta do bairro, proporcionado uma vista livre e privilegiada a partir de um mirante a 135 metros de altura.
Nela, as áreas comuns, como Lobby, Praça Interna, Grab & Go, Pet Place, Fitness com vista para o skyline da cidade, Lockers e Delivery; Piscina adulto e infantil, Solarium, Sauna, Terraço Festas Gourmet, dentre outras, completam a experiência de morar em um empreendimento único. O projeto de interiores é de Fernanda Marques, que assina também o apartamento decorado, valorizando a tradição, a elegância e a modernidade a partir do uso de elementos essenciais para o estilo contemporâneo. “O uso de materiais naturais, especialmente madeira e pedras, sempre em tons suaves, bem como a marcenaria personalizada e os acabamentos minimalistas refletem uma abordagem moderna, priorizando o bem-estar, a funcionalidade e a estética”, conta a arquiteta, que completa: “quando falamos de integração, a proposta é garantir uma fluidez visual e funcional. Já o uso de amplos vidros no térreo permite que a vista do paisagismo externo seja apreciada de dentro, criando uma sensação contínua entre os ambientes, como se o ambiente interno fosse uma extensão da praça”.
A Torre Tiê é composta por apartamentos com 1 dormitório. Ideais para investidores, as unidades variam de 27m² a 34m², com possibilidade de combinação das unidades e ampliação de até 64m², bem como as penthouses de 61m² a 67m², atendendo a todos os estilos de vida, em que os moradores poderão viver em um espaço aberto, com tudo o que há de mais moderno em um empreendimento abraçado por uma localização privilegiada.
O lazer é completo, composto por áreas comuns projetadas pela TODOS Arquitetura, que também idealiza o decorado da torre Tiê. Lobby, Lounge Coworking, Sala de Reunião, Pet Play Lounge Festas, Terraço Gourmet e Fire Pit e piscina estão entre os espaços de convivência. Segundo Mauricio Arruda, sócio e head de criação do escritório TODOS Arquitetura, o diferencial está na conexão da torre com o bairro. “As áreas comuns têm uma integração com o espaço urbano, em que é possível ver uma escala da rua, da copa da árvore e da pessoa que está caminhando pela calçada. Portanto, ao mesmo tempo em que há os ambientes cobertos, os espaços externos permitem uma experiência com o entorno, como se os moradores estivessem curtindo o bairro”, cita Arruda.
Conexão e mobilidade urbana – O Praça Higienópolis está conectado aos principais acessos de São Paulo, próximo às Av. Pacaembu, à Av. Paulista e à Rua da Consolação. Além disso, o empreendimento está na mesma quadra da futura estação Higienópolis-Mackenzie, da Linha 6-Laranja do metrô, que também fará conexão com a mesma Linha 4-Amarela já existente. Isso faz com que o projeto esteja conectado a poucos minutos de qualquer região da cidade, estratégico para quem valoriza a praticidade.
Com o Praça Higienópolis, a SKR junto a Paulo Mauro e a Portofino MultiFamily reafirmam seu objetivo de materializar uma visão, que vai além da entrega de mais um empreendimento na cidade São Paulo, deixando um legado de design e arquitetura autoral não apenas aos moradores, mas à cidade de São Paulo. A entrega do empreendimento está prevista para 2027.
- Innova Build Conference chega ao Brasil reunindo inovação, tecnologia e grandes nomes da construção civil
- Locação de imóveis residenciais e comerciais segue estável em Curitiba no fim de ano
- Praça Higienópolis resgata a tradição e estimula o estilo de vida moderno em um projeto icônico no bairro mais emblemático da capital
- Marmomac Brazil: pedras naturais ganham os holofotes em 2025
- Mercado multifamily apresenta desafios, mas alto potencial na América Latina